26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueCícero Lucena participa de comemoração do primeiro ano do programa Somos Capazes

Cícero Lucena participa de comemoração do primeiro ano do programa Somos Capazes

Uma iniciativa que tem garantido a inclusão social de pessoas com deficiência comemorou, neste domingo (11), um ano de existência. Trata-se do programa Somos Capazes, da Prefeitura de João Pessoa. As comemorações aconteceram no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, dentro de uma edição especial do projeto Tardezinha Inclusiva, que é parte do programa.

“Vimos neste período o programa crescer com o envolvimento de mais pessoas e de mais parceiros. Aqui podemos ver a alegria dos pais, das famílias e das crianças, que encontram na cultura uma forma de inclusão social e isso nos deixa muito felizes”, afirmou Cícero. De acordo com o gestor, o trabalho está sendo aberto também a caravanas de outros municípios. “É uma demonstração de amor, carinho e cuidado com quem precisa”, concluiu o prefeito, que estava acompanhado da primeira dama, Lauremilia Lucena.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcos Alves, avaliou o primeiro ano como sendo de muito sucesso. “Quando começamos, experimentamos formatos para saber as melhores condições e ao longo do ano esse formato se consolidou. A cada domingo mais crianças chegam e isso mostra que o projeto foi abraçado pelas famílias. Pela primeira vez na história das políticas de cultura de João Pessoa temos um projeto de inclusão pela arte”, afirmou.

 

Natal dos Sorrisos – À tarde comemorativa foi intitulada de Natal dos Sorrisos. Durante as atividades, crianças com autismo e síndrome de down, público alvo da Tardezinha, puderam se divertir com brincadeiras, lanches e muita cultura. Entre as atrações estiveram o coral de crianças da Unimed, o auto natalino da Escola Aruanda, a apresentação de Antony Marques, que participou do The Voice Kids, e do cantor autista Antônio Marcos, entre outras atividades.

Nick Fernandes, uma das idealizadoras do projeto, afirmou que a Tardezinha muda a vida das crianças. “Logo no começo, víamos que algumas mães chegavam com os filhos no portão e voltavam depois de dez minutos. No segundo mês, ficavam meia hora, e hoje estão aqui dentro. Isso mostra uma mudança no comportamento e prova que a criança com autismo pode sair de casa”, defendeu.

Uma dessas crianças é Alexandre Marques, de oito anos, que se divertiu nos brinquedos infláveis. A mãe, Quitéria Rocha, afirmou que ele participa do projeto há seis meses. “Aqui ele tem contato com outras crianças. Agora ele consegue socializar e ficar com outras crianças, o que não acontecia antes”, contou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas