Faltando poucos dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, a Prefeitura de João Pessoa realiza neste sábado (22), o ‘Dia D’ de mobilização para quem ainda não pôde levar as crianças a uma das salas de vacina da rede municipal. Na oportunidade, os locais funcionarão até as 16h para que crianças e adolescentes menores de 15 anos possam também atualizar a caderneta e ficar em dia com a saúde.
Recentemente João Pessoa alcançou a marca de 88,85% de crianças imunizadas, se colocando em primeiro lugar no ranking das capitais no Brasil para a cobertura vacinal contra Paralisia Infantil, o desafio segue com todas as Equipes de Saúde da Família para ampliar essa cobertura e alcançar a meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95% do público-alvo protegido.
“Nós continuamos firmes na nossa luta para encorajar os pais e responsáveis a vacinarem os seus filhos. Lembrando sempre que as vacinas são seguras e seguem sendo a melhor forma de proteger nossos pequenos de inúmeras doenças”, disse o secretário de Saúde, Luís Ferreira.
Neste ‘Dia D’ as salas ativas para Campanha ofertarão todas as vacinas que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Além da vacina da Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, ofertaremos as vacinas dos adolescentes e adultos, que precisam atualizar a caderneta. Os imunizantes da Campanha de Influenza e Covid-19 também serão administrados em todos os serviços disponíveis”, explicou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa.
A Campanha contra a Polio, que teve início no dia 8 de agosto, segue até o dia 31 de outubro registrando a cobertura de 88,85%, que representa 36.617 do público-alvo – crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a Multivacinação é destinada para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Para a vacinação é necessário que pais e/ou responsável levem o cartão de vacina da criança ou do adolescente, que será avaliado pelos profissionais de Saúde para determinar quais esquemas vacinais são necessários atualizar e/ou iniciar.
Para receber o imunizante da Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade, considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3), sendo atualizada a caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado. Já as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias) que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).
Paralisia infantil – Entenda os riscos da Poliomielite e como você pode ajudar a não deixar esta ameaça retornar ao Brasil acessando o site www.paralisiainfantil.com.br
Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como alto o risco da volta da Paralisia Infantil no Brasil, colocando o País em alerta máximo. O vírus da Polio ainda circula no mundo e, neste ano, foram registrados casos em Israel e Estados Unidos que, assim como no Brasil, estavam há muitos anos sem registro de casos da doença.
Conhecida antigamente como Paralisia Infantil, um em cada 200 casos de Poliomielite causa uma paralisia irreversível, geralmente das pernas, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde. Além disso, entre 5% a 10% das pessoas acometidas pelo vírus morrem por paralisia dos músculos respiratórios.
Confira os pontos de vacinação neste sábado (22):
Unidades de Saúde da Família (USF) – das 8h às 16h
Centro Municipal de Imunização (CMI) – das 8h às 16h
Mangabeira Shopping – das 8h às 16h
Ponto extra no Residencial Vieira Diniz – das 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família que funcionarão APENAS das 8h às 12h
– USF Torre I
– USF Alto do Mateus I
– USF Alto do Mateus VI
– USF Novais I
– USF Mumbab
Unidades de Saúde da Família que NÃO funcionarão:
– USF Integrada Nova Conquista
– USF Integrada Jardim Planalto
– USF Cruz das Armas IV
– USF Integrada Rosa de Fátima
– USF Alto 2
– USF Ilha do Bispo
– USF Matinha 1
– USF Rogér 3
– USF Viver Bem
– USF Novais VI