25.1 C
João Pessoa
InícioManchete 2João Pessoa é finalista na categoria Cidade Empreendedora do Prêmio Sebrae

João Pessoa é finalista na categoria Cidade Empreendedora do Prêmio Sebrae

João Pessoa esteve entre as finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae na categoria Cidade Empreendedora. A premiação aconteceu na noite desta terça-feira (28) em Brasília, com a participação do prefeito Cícero Lucena. A Capital paraibana concorreu com o programa ‘Eu Posso’, realizado pela gestão municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

“Ficamos muito felizes ao vermos João Pessoa receber esse reconhecimento de escala nacional, se posicionando como uma das gestões com melhores projetos para o desenvolvimento econômico da cidade em todo o País. Valorizar e apoiar os pequenos negócios é um compromisso nosso pois compreendemos o quanto a iniciativa dos microempreendedores pode fazer a diferença na geração de emprego e renda”, comemorou o prefeito.

João Pessoa se habilitou à disputa nacional após vencer a categoria na disputa estadual, cuja premiação aconteceu em maio, no Espaço Cultural. A cidade concorreu ao prêmio com o programa ‘Eu Posso’ – incluindo seus seis eixos estruturantes (Microcrédito, Semear, Crescer, Aprender, Criar e Trabalhar), o Núcleo de Inteligência (Observatório Econômico) e o Núcleo de Educação Financeira e Empreendedora.

Só em 2021, o conjunto de ações alcançou a marca de 2.911 empreendedores beneficiados. As iniciativas contemplaram pequenos negócios classificados como Microempreendedores Individuais (MEIs); Microempresas (Mês); Empreendedores Rurais da Agricultura Familiar; Empreendedores Informais; e Empreendedores em Processo de Formalização.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, a construção do programa foi pautada no protagonismo dos empreendedores locais, oferecendo a eles suporte técnico, por meio de capacitações, mentorias, orientação no plano de negócios, acesso ao crédito e acompanhamento pós-crédito. “Chegar nessa etapa nacional, concorrendo com tantos outros programas do Nordeste, sinaliza que nosso trabalho atinge o seu objetivo maior. Essa premiação renova a nossa responsabilidade em ofertar os melhores serviços para os empreendedores de nossa cidade”, destacou Vaulene.

De acordo com o Sebrae, o prêmio é promovido como forma de reconhecimento aos prefeitos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local. A edição 2022 bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas