27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaRecuperada da Covid-19, Nilda retoma atividades e participa do lançamento do livro...

Recuperada da Covid-19, Nilda retoma atividades e participa do lançamento do livro “Senado por Elas”

Recuperada da infecção por Covid-19, a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) retomou suas atividades presenciais no Senado Federal, na terça-feira (31), participando do lançamento do livro “Senado por Elas: casos de inspirações e superações”, do qual é coautora. A publicação reúne depoimentos pessoais de quatorze senadoras e dezesseis mulheres com atuação destacada em suas áreas de atuação.

 

O livro “Senado por Elas: casos de inspirações e superações” corresponde ao volume 297 da coleção Edições do Senado Federal, que desde 2003 apresenta títulos de interesse público nos campos da História, da Literatura e do Direito. Vice-líder da Bancada Feminina no Senado Federal, Nilda Gondim participa da obra com um artigo sobre o Dia Internacional da Mulher e com uma poesia intitulada “Desafios”, do seu arquivo pessoal.

 

No lançamento do livro, na Biblioteca do Senado, Nilda Gondim disse estar muito honrada pelo convite de fazer parte da publicação: “São iniciativas importantes para trazer o posicionamento de senadoras atuantes na Bancada Feminina e também das demais autoras, que reforçam a necessidade de as mulheres lutarem por seus direitos e por equidade de gênero na política e na sociedade como um todo”, comentou.

 

A senadora emedebista elogiou o trabalho das senadoras Eliziane Gama (Cidadania-MA), à frente da Bancada Feminina, e Leila Barros (PDT-DF), da Procuradoria Especial da Mulher no Senado. Ela agradeceu ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, pelo apoio à Bancada Feminina e também no processo de elaboração, edição e publicação do livro.

 

Autor do prefácio da edição, o presidente Rodrigo Pacheco abriu a cerimônia ressaltando que, para os homens, não basta ser contra a violência e o silenciamento das vozes femininas, “É preciso ouvi-las com atenção”, afirmou. E acrescentou: “A política ainda é um ambiente hostil a muitas mulheres. Candidatas e mandatárias são julgadas pelo modo de vestir e pela vida pessoal, o que raramente ocorre com os homens. É um argumento perverso que afasta mulheres competentes”.

 

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, informou que o livro complementa as diversas ações de conscientização promovidas pela Casa em prol da equidade de gênero. Na última segunda-feira, por exemplo, o Senado promoveu no plenário o seminário “Mais Mulheres na Política”, com transmissão ao vivo pela TV Senado e pelo portal e-Cidadania.

 

Disposição para o trabalho – Ainda na terça-feira (31), a senadora Nilda Gondim participou da reunião da Comissão de Assuntos Sociais, da qual é membro titular.  Feliz com a disposição para o retorno ao trabalho, ela disse que estava com saudades da Comissão, que considera a melhor e das mais atuantes. A senadora do MDB da Paraíba ficou afastada em licença do Senado por duas semanas, por recomendação médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas