31.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueALPB aprova redução de altura mínima para ingresso na Polícia Militar

ALPB aprova redução de altura mínima para ingresso na Polícia Militar

Um Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) traz uma nova oportunidade para as concurseiras e os concurseiros que almejam uma carreira na Polícia Militar. Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 1.489/2020 altera a lei nº 7.605/2004, diminuindo em 5 centímetros a altura mínima para as mulheres e os homens que concorram a uma vaga em um concurso público para vaga na Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Com a matéria, a altura mínima dos homens passa a ser de 1,60m e a das mulheres passa a ser de 1,55m.

Conforme a deputada, o processo de seleção da PMPB trazia como exigência uma altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, não levando em consideração, por exemplo, o fato da estatura dos paraibanos e das paraibanas ser um pouco inferior com relação a outros estados. “Ressaltamos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a altura média da Paraíba e da Região Nordeste é menor que a de outros estados e regiões, como Sul e Sudeste, que já adotam uma altura menor que essa adotada na Paraíba nos ingressos via concurso público”, comentou Dutra.

A parlamentar ainda destacou o momento crucial no qual esse projeto é aprovado. “Estamos vivenciando um cenário desolador, de desemprego, diminuição do poder de compra dos brasileiros e de baixas oportunidades no mercado de trabalho. Por essa razão, compreendemos que ampliar a oportunidade para aqueles que, por muito tempo, nem sequer pensaram em concorrer a uma carreira militar por conta da estatura traz justiça, alternativas, oportunidades e democracia a um processo que, em outros estados, já conta com essa diminuição na estatura mínima. Em um momento como esse, projetos como o que aprovamos por unanimidade hoje traz fôlego e alternativas para o nosso povo, sobretudo nesse momento tão importante”, acrescentou.

A matéria, que foi aprovada por aclamação na ALPB nesta terça-feira, agora segue para sanção por parte do Governo do Estado.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas