A partir de segunda-feira (2), o atendimento às pessoas que buscam os serviços relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico) e o programa do Auxílio Brasil terá horário ampliado, das 7h às 18h, na sede do CadÚnico, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. Além de capacitar os servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para atender as demandas mais básicas.
A coordenadora do CadÚnico de João Pessoa, Raquel Feitosa, explicou como os atendimentos vão funcionar. Ela disse que os Cras vão atender apenas as atualizações básicas, ou seja, se a pessoa passou dois anos sem atualizar dados como: mudança de endereço, alteração na renda, alteração de crianças na escola. “Esse tipo de atualização será realizada nos Cras. Já incluir ou excluir pessoas, gerir de outro Estado ou município para João Pessoa, ou incluir criança no cadastro da avó, por exemplo, isso deve ser feito na sede do CadÚnico, aqui no Centro”, falou.
Agendamentos- Além da ampliação do horário, o CadÚnico também vai disponibilizar três novas linhas fixas para atender as demandas dos usuários, que devem ser instaladas ainda no começo do mês de maio. Por enquanto, os usuários devem realizar os agendamentos pelos números: 3214-3600 ou 3214-1874.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania falou que a estratégia foi pensada para melhorar o atendimento no serviço. “Observando as demandas e escutando os usuários, nós percebemos a necessidade de desafogar os atendimentos na sede do CadÚnico. Em breve, todos os servidores dos Cras estarão capacitados para atender as demandas básicas dos beneficiários. O que facilita o atendimento das equipes, mas também aproxima o serviço das pessoas”, destacou.
Importante- Neste primeiro momento, apenas os Cras de Cruz das Armas, Valentina, Cristo e Mangabeira vão realizar esses atendimentos. De acordo com a coordenadora, os locais foram escolhidos por apresentar maior demanda dos usuários. Os horários de atendimento permanecem das 8h às 17h, e não precisa de agendamento.
Endereços e contatos dos Cras:
– Cristo, na Rua Universitário Rogério Benevides, s/n (3214-4912);
– Cruz das Armas, na Rua Juiz Domingues Porto, s/n (3214-5494);
– Valentina, na Rua Francisco Alves Rodrigues, n°28 (3237-4680);
– Mangabeira, na Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, n°1188 (3239-1677).