32.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueMeio Ambiente: João Pessoa recebe certificado internacional em reconhecimento a sua arborização

Meio Ambiente: João Pessoa recebe certificado internacional em reconhecimento a sua arborização

A cidade de João Pessoa foi certificada oficialmente como uma cidade árvore. A capital paraibana recebeu o título da iniciativa Tree of the World, que reconhece os esforços de municípios em todo o mundo para preservar e qualificar áreas verdes. O certificado foi entregue ao prefeito Cícero Lucena, na manhã desta quarta-feira (13), em seu gabinete.

“Esta é uma prova de que estamos no caminho certo no respeito ao meio ambiente. Este é um momento em que estamos projetando novos parques, como o que vai ocupar o antigo aeroclube, com 250 mil metros quadrados, entre outras iniciativas que mostram nosso comprometimento com as áreas verdes e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Cícero. Ele citou ainda outros esforços de sustentabilidade como o uso de energia solar para abastecer a iluminação pública e o planejamento para tornar elétricas as frotas de veículos da cidade.

O Tree City of the World reconhece as cidades que trabalham na manutenção das áreas verdes, florestas e áreas de preservação. O título reconhece iniciativas da Capital como o monitoramento de áreas verdes, plano de manejo, inventário qualitativo da flora e criação de parques, por exemplo.

João Pessoa passa a ser a primeira capital das regiões Norte e Nordeste a obter o reconhecimento. No Brasil, cidades como Campo Grande, Rio de Janeiro e São Paulo já receberam o título. Internacionalmente, Toronto, no Canadá, Paris, na França, e Madri, na Espanha, também são consideradas cidades árvores.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Wellison Silveira, destacou que o certificado coloca João Pessoa no mapa mundial do meio ambiente. “Os olhares do mundo, desde a COP-26 na Escócia, focam no comprometimento das cidades com relação às mudanças climáticas, o que inclui a conservação de áreas verdes. Isto traz investimentos não só de fundações e da iniciativa privada como ajuda João Pessoa a se tornar credora de carbono”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas