Um grupo de arquitetos visitou, nessa terça-feira (22), a loja do Museu do Artesanato Paraibano, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. O objetivo é que os renomados profissionais conheçam a loja e utilizem ainda mais a riqueza artesanal do Estado em seus projetos, divulgando o espaço criado a partir de uma parceria entre o Governo do Estado e o shopping.
Na ocasião, a visita dos arquitetos foi prestigiada pela primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, e acompanhada pelo jornalista Fábio Bernardo, responsável pela ação.
Ana Maria Lins, na oportunidade, destacou a importância da visita dos arquitetos como forma de aumentar divulgação e comercialização. “Receber a visita deste público seleto é mais uma grande demonstração do quanto o artesanato paraibano, por sua qualidade, tem sido respeitado. É, sem dúvida, uma grande ação para sensibilizar paraibanos e turistas a comprarem produtos de nossa terra”, afirmou.
“Comprar artesanato gera desenvolvimento sustentável, cidadania para os artesãos e preservação da nossa cultura”, prosseguiu Ana Maria Lins, comemorando as vendas, que já ultrapassam os R$ 20 mil.
O diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Morais, também frisou a importância da visita dos arquitetos ao espaço. “É uma oportunidade única. Com isso, a gente consegue atingir um dos objetivos da loja, que é mostrar o potencial do artesanato paraibano a quem tem poder de influência, que consegue colocar essas peças dentro da casa do paraibano”, comentou.
A gerente de marketing do Manaíra Shopping, Roberta Barros, também destacou a importância da visita dos arquitetos à loja do Museu do Artesanato Paraibano. “Quando pensamos nessa estratégia e convidamos o jornalista Fábio Bernardo, foi justamente com o intuito de divulgar ainda mais este espaço, gerando valorização e comercialização também”, comentou.
Já o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB), Eduardo Nóbrega, disse que um espaço dedicado ao artesanato em um dos maiores shopping centers do País fortalece a cultura paraibana. “A chegada do artesanato paraibano ao Manaíra Shopping, especificamente, promove a cultura e valoriza o artista, ajudando os nossos arquitetos a expandir ainda mais o artesanato para outras pessoas de uma forma mais fácil”, disse.
A arquiteta Teresa Queiroga, parceira do PAP, ressaltou que a vitrine aberta no Manaíra ajuda na consolidação de outros eventos, a exemplo do Salão. “É um marco importante no artesanato paraibano, porque não fica restrito só aos momentos de Salão, promovendo ainda mais a divulgação do segmento tanto para a população local quanto para o turista”, disse.
A loja do Museu do Artesanato Paraibano fica localizada no segundo piso do Manaíra Shopping, ao lado do espaço gourmet. O funcionamento segue o do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e, aos domingos, das 12h às 22h, pelo menos até o dia 3 de abril.
Além da beleza das peças, outro grande atrativo é as pessoas verem como tudo é produzido. No momento, quem visitar a loja vai ter a oportunidade de apreciar a habilidade das rendeiras da renda renascença, uma tipologia símbolo do artesanato paraibano.