A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Assistência Social, está ofertando 500 vagas para cursos de qualificação para microempreendedores individuais (MEIs), do Programa Qualifica Mais Progredir. As vagas são destinadas para beneficiários do Programa Auxílio Brasil e que tenham 18 anos ou mais. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
O Qualifica Mais Progredir é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania. O programa é destinado para atender aos objetivos do Plano Progredir, para a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.
Os cursos serão realizados de forma presencial e o início das aulas estão previstas para o dia 14 março de 2022. A carga horária é de 160 horas para os cursos de Formação Inicial e Continuada no curso de Microempreendedor Individual (MEI), que são voltados à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil.
As inscrições iniciam nesta sexta-feira (04) e seguem até o dia 18 de fevereiro. Os locais de inscrição serão o Núcleo de Arte e Cultura – NAC, no Alto das Populares, ao lado do Ginásio de Esportes o Renatão, e no Centro de Capacitação – CC, do Heitel ao lado do Mercado Público do Heitel, das 8h às 12h e de 13h30 às 16h. Para maiores informações, os interessados devem se dirigir a um dos sete CRAS do município e na Sede da Secretaria de Assistência Social.
Para participar do curso, os candidatos devem seguir alguns requisitos, como:
– Ser beneficiário do programa Auxilio Brasil;
– Ter 18 anos ou mais;
– Possuir ensino fundamental completo e residir em Santa Rita;
– Não possuir matrículas simultâneas em cursos ofertados por intermédio do Bolsa-Formação.
No ato da inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de nível de escolaridade completo (declaração, histórico ou certificado), documento de identidade, CPF, comprovante de quitação eleitoral, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência e comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta). Além disso, os interessados também devem apresentar comprovante contendo o Número de Identificação Social (NIS/PIS). Para os candidatos masculinos é necessário apresentar o Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação – Reservista.
Para a secretária de Assistência Social, Conceição Amália, os estudantes irão ter noções de empreendedorismo, como também orientações para formalização de MEI. “É uma ótima oportunidade para quem deseja se qualificar para o mercado. Os alunos irão aprender sobre propaganda e marketing, atendimento ao cliente, entre outras disciplinas. Com mais essa ação, a cidade de Santa Rita vem contribuindo cada vez mais para a inserção dos santa-ritenses no mercado de trabalho”, ressaltou.