O trabalho de educação ambiental do programa Amigos da Praia será feito no Bessa, neste sábado (5) e domingo (6), a partir das 9h. A concentração será no Caribessa, de onde as equipes de agente ambientais partirão para fazer um trabalho de conscientização sobre o correto descarte de resíduos. A ação será feita em parceria pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que vai distribuir mudas de árvores nativas, orientando a população sobre a forma correta de se fazer o plantio.
Conforme o superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, o cuidado é com a produção de resíduos durante a permanência das pessoas nas praias. “Vamos distribuir sacolas para as pessoas acondicionarem as embalagens de bebida e comida e depois descartarem nos coletores de resíduos. Já na Avenida Argemiro de Figueiredo, vamos distribuir as sacolinhas de câmbio para evitar que as pessoas joguem os resíduos pela janela dos carros”, explica.
As equipes de agentes farão a abordagem a banhistas, pessoas que praticam atividades físicas e comerciantes e trabalhadores de bares, quiosques e restaurantes da orla sobre a preservação ambiental.
Semam – A Semam vai montar a Tenda Verde, neste domingo (6), a partir das 8h30. Os técnicos da secretaria vão entregar mudas de árvores nativas para a população e orientar sobre como fazer o plantio. A Semam conta com parceria da empresa de ecoturismo Caribessa, da Capitania dos Portos, equipes dos projetos “Mares sem Plástico” (da Universidade Federal da Paraíba), “Tartarugas Urbanas”, da organização não governamental Guajiru, e ainda do projeto “Viva o Peixe-Boi Marinho”, que farão blitz educativa, orientando os banhistas sobre os cuidados ao avistar um peixe-boi.
As equipes do projeto “Viva o Peixe-Boi Marinho” lembram que é importante sensibilizar turistas, comerciantes, surfistas, pescadores, todos que frequentam as praias, sobre a importância de conservar a espécie, para que não ofereçam comida, bebida ou mesmo toquem no animal.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destaca que é preciso mobilizar o máximo de parcerias nas ações de educação ambiental. “João Pessoa tem 24 quilômetros de praia, de Gramame ao Bessa, e estamos mobilizados todos os dias para cuidar e recuperar um dos nossos patrimônios ambientais mais importantes”, concluiu.
As mudas de árvores nativas, que serão distribuídas pela Semam, foram produzidas no Viveiro Florestal. São árvores do bioma Mata Atlântica, que se adaptam com facilidade ao nosso clima. Na entrega das mudas, os técnicos orientam sobre o local adequado para o plantio, cuidados com a rega, entre outros aspectos que precisam ser observados.
Baticumlata – Durante a ação educativa na praia do Bessa, haverá uma apresentação do grupo de percussão da Emlur, o Baticumlata, que faz música a partir de materiais reciclados, como sucatas, enfatizando a questão do reaproveitamento de resíduos.
Antes, nesta sexta-feira (4), a partir das 18h, o Baticumlata se apresenta no XXXIII Salão de Artesanato da Paraíba, na praia de Cabo Branco. O repertório inclui coco, ciranda, maracatu e forró em ritmos afrobrasileiros, além de músicas autorais, que retratam o dia a dia do agente de limpeza.