29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueSecretaria de Saúde alerta que crianças e adolescentes devem manter a caderneta...

Secretaria de Saúde alerta que crianças e adolescentes devem manter a caderneta de vacinação atualizada

Pais e responsáveis devem manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes atualizadas. Além de garantir a saúde da criança, o documento é necessário para ser apresentado no ato da matrícula escolar. Algumas vacinas só são administradas na adolescência. Outras precisam de reforço nessa faixa etária e doses atrasadas também podem ser colocadas em dia.

Para isso, este grupo deve procurar uma unidade de saúde da família (USF) de referência para atendimento ou mais próxima de sua residência, Policlínicas ou Centro Municipal de Imunização (CMI) para avaliar o cartão de vacinação e receber as doses das vacinas necessárias.

O calendário vacinal do adolescente é constituído de várias vacinas, sendo as principais a dT, Pneumocócica, a HPV, Influenza e a Meningite A-C-W135-Y, para aqueles que estão com o calendário da infância completo. Para os adolescentes que não completaram o esquema vacinal na infância ainda há as seguintes vacinas: Hepatite A, Hepatite B, Tríplice Viral, Varicela e Febre Amarela.

De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Fernando Virgolino, é importante que os pais e responsáveis se atentem ao cartão de vacina de seus filhos e os mantenham atualizado. “Muitas vezes a imunização dos adolescentes é esquecida, mas ela é importante para reforçar as defesas contra doenças como difteria, tétano e até HPV entre outras”, orientou.

Ainda de acordo com Virgolino, crianças de 5 a 11 anos só devem tomar as vacinas da campanha que previne contra Covid-19 junto com as outras vacinas do calendário de rotina em um prazo de 15 dias.

A rede municipal de saúde disponibiliza 18 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente do Brasil. São elas: BCG, DTP (tríplice bacteriana), dT (dupla adulto), dTpa, Febre amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningocócica ACWY (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Penta (DTP/Hib/Hep B), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Vacina Pneumocócica 10 valente, Varicela, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina Oral Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas