23.1 C
João Pessoa
InícioMancheteCovid-19: João Pessoa registra boa procura no primeiro dia de vacinação das...

Covid-19: João Pessoa registra boa procura no primeiro dia de vacinação das crianças com 5 anos

A Prefeitura de João Pessoa deu início, na manhã deste sábado (29), a vacinação de crianças de 5 anos de idade sem comorbidades ou deficiência contra Covid-19. Os postos foram o Colégio HBE, no Bairro dos Estados, e Colégio Motiva Oriental, no Altiplano, que funcionaram até as 12h.

Mércia de Souto Mariano e Alexandre Júnior de Castro, pais de Miguel Mariano Souto, não perderam tempo e levaram logo o filho para ser imunizado contra a Covid-19. “Sempre acreditei nas vacinas. Eu e meu marido já tomamos as três doses e estávamos esperando o momento do nosso filho. Em casa sempre o incentivamos para tomar a vacina e ficar protegido. Agora estamos mais aliviados”, disse com alegria a mãe.

Para essas crianças receberem a primeira dose da vacina não é preciso fazer agendamento, mas é necessário apresentar um documento oficial com foto das crianças, Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência em João Pessoa.

“Estou tão feliz, porque agora temos mais uma esperança para que tudo isso possa passar. Nós tomamos a vacina e agora foi a vez dele. O irmão de 10 anos também já está vacinado. Graças a Deus estamos todos de casa imunizados”, disse Josélia Araújo da Silva Souza, mãe de Rian Carlos.

Crianças de 5 a 11 anos que residem com pessoas que tenham comorbidades ou deficiência também podem se vacinar, além de crianças de 5 a 11 anos que tenham comorbidades ou deficiência. Neste caso, é necessário apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença.

Seis anos – Neste sábado também foi a vez das crianças de 6 anos serem vacinadas contra a Covid-19, sem agendamento. A vacinação para esse público acontece até às 15h, no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) e Policlínicas (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias). Até às 17h, no Mangabeira Shopping (apenas pedestres) e Unipê (Água Fria).

Luciana Domingos da Silva levou a filha Angelina Domingos Carvalho do Nascimento no Unipê para tomar a primeira dose. “Hoje eu saio com alívio, porque na próxima semana vai começar as aulas e nós tínhamos uma preocupação muito grande já que vai ter contato com outros ciclos familiares. O dia de hoje é muito significativo, porque vai aliviar nossos corações”, falou Luciana, cheia de alegria.

Júlia Dalla Costa, de 11 anos, aproveitou a manhã de sábado para ser vacinada e mandar um recado para as crianças que ainda não foram vacinadas. “Vocês que não tomaram a vacina ainda, quando chegar a idade de vocês, por favor, tomem para que fiquem protegidas e que o mundo seja mais saudável”, falou com alegria.

Estão disponíveis também as primeiras doses para pessoas a partir de 12 anos e as segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen. Pode tomar a terceira dose a população com idade a partir de 18 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias).

Todos os públicos a partir dos 12 anos devem realizar o agendamento pelo aplicativo Vacina João Pessoa ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

O secretário executivo de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira Filho, fez uma avaliação do que representa esse momento para a cidade de João Pessoa. “É um dia de grande alegria e conquista. Parabenizar o engajamento da população, dos pais em relação a vacinar os seus filhos, os nossos pequenos, porque estão correspondendo ao que a ciência nos mostra que é um ato de amor e solidariedade social”, disse o secretário.

Ele também aproveitou a campanha deste sábado para vacinar a filha de 5 anos, Laís Carneiro Ferreira. “Quando eu vacino minha filha eu protejo não só a ela, mas todos que fazem parte do convívio familiar e de amizades. Muito obrigado a todos que estão levando seus filhos. Vai uma orientação para os pais que ainda não levaram, por algum receio: levem. Todas as sociedades médicas de pediatria, pneumologia, infectologia indicam a vacina”, enfatizou.

Dúvidas – A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagem via Whatsapp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: [email protected].

Passaporte da vacina – Em consonância com a lei estadual 12.083/21, é obrigatório apresentar o cartão de vacinação para entrada em estabelecimentos comerciais e outros ambientes. Por isso, a Prefeitura de João Pessoa reforça a importância da imunização contra Covid-19.

Documentação exigida – Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.

No caso da terceira dose para os trabalhadores da saúde, eles devem apresentar um documento de identificação original com foto e documentação comprobatória de vínculo em estabelecimento de saúde de João Pessoa, que pode ser carteira de trabalho, contracheque ou declaração do estabelecimento de saúde. Os profissionais também deverão apresentar a carteira do respectivo conselho. Vale destacar que a cópia da documentação comprobatória deverá ficar retida no ponto de vacinação para fins de controle dos órgãos fiscalizadores.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local a fins de comprovação.

Para as crianças, com comorbidades ou deficiências, no momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade ou deficiência.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira a relação dos postos de vacinação neste sábado (29):

1ª dose: 6 a 11 anos – crianças sem deficiência ou comorbidades

8h às 15h (sem agendamento)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Policlínicas (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias)

8h às 17h (sem agendamento)

Mangabeira Shopping (apenas pedestres)

Unipê (Água Fria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas