25.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaMestre Fuba, o homem que mais cantou a capital da Parahyba...

Mestre Fuba, o homem que mais cantou a capital da Parahyba…

Ele foi “peralta” já da infância, quando, precocemente, tocava em banda em Campina Grande.

 

Lá na Borborema, pelo hábito de comer a farinha de milho com açúcar, durante os ensaios, recebeu o apelido que virou marca própria e carrega até hoje.

 

Se do tradicional alimento nordestino herdou o nome, da cidade natal vem a principal fonte de inspiração para as composições.

 

João Pessoa, aliás, a Capital da PARAHYBA, como o próprio Fuba prefere, é a grande musa dele.

Ninguém poemou, compôs, ou cantou mais a cidade do que ele.

 

São dezenas de temas específicos devotados a capital paraibana, incluindo aí verdadeiros símbolos do cancioneiro local, cristalizados nas mentes e corações dos pessoenses.

 

Entre eles um dos hinos populares da cidade, Porta do Sol e o frevo elétrico que embala o maior bloco de arrasto do estado, o Zum um zum das Muriçocas do Miramar.

 

A música é a principal, mas não a única faceta do senhor Flávio Eduardo Maroja Ribeiro.

 

Escritor, produtor cultural, publicitário e político. Sim, Fuba foi por duas vezes vereador em João Pessoa, época em que implantou o inusitado Gabinete Cultural, espaço que além de concentrar os despachos do parlamentar, se transformou em point da cidade para manifestações artísticas e resistência cultural. Mas, segundo o próprio, abandonou a política representativa, pois “deveria ser assim! Entrar, dar a sua contribuição e se retirar…”

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas