Cerca de cem crianças participaram, nesta sexta-feira (26), na piscina do Centro Administrativo Municipal (CAM), do I Festival de Natação do projeto Campeões do Amanhã, realizado pela Secretaria de Juventude Esporte e Recreação (Sejer) e que insere crianças da Rede Municipal de Ensino na prática esportiva.
As crianças, com idade de 8 a 12 anos, nadaram dois estilos, crawl (nado livre) e costas. Todos os alunos receberam certificado de participação entregue pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Kaio Márcio.
“Esse é o primeiro festival que estamos fazendo com os alunos do projeto Campeões do Amanhã. São crianças que já estão conseguindo nadar com qualidade nesses dois estilos. Já é um resultado desse projeto que nasceu há três meses. Então a gente está plantando a semente para que no próximo ano essas crianças tenham mais qualidade na natação e possam, futuramente, competir”, disse Kaio Márcio.
Para Carlos Antônio Silva, pai de Carlos Henrique, de 12 anos, o projeto Campeões do Amanhã, além de incentivar a prática de esporte, promove a inclusão. “Esse projeto é importantíssimo, pois abre espaço para as crianças que não têm oportunidade de pagar aulas particulares. E esse festival é maravilhoso. As crianças com os olhos brilhando, com vontade de nadar e mostrar aos pais que estão evoluindo na prática esportiva”, afirmou.
Campeões do Amanhã – O projeto oferta a prática de 21 modalidades esportivas, a maioria delas incluídas no programa olímpico. Até agora, sete já tiveram aulas iniciadas: natação, canoagem, futebol, ginástica rítmica, ginástica olímpica, vôlei de praia e handebol de areia.
Ao todo 2.600 crianças se inscreveram na modalidade natação. As aulas acontecem na piscina do CAM, em Água Fria, às segundas, quartas e sextas-feiras, de manhã e à tarde. As terças e quintas-feiras, nas piscinas do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).