29.5 C
João Pessoa
InícioTudo em Pauta"Tabajara Entrevista" João Carlos Jr, o homem que quebrou a banca no...

“Tabajara Entrevista” João Carlos Jr, o homem que quebrou a banca no FEstival de Música da PB

Era dia de apronto final para a segunda noite de classificação para a finalíssima do 4 Festival de Música da PB.

 

Acabava de subir ao palco aquele que seria o último a se apresentar na grande noite de eliminatórias e, enquanto isso, eu, quase sozinho nas cadeiras do imenso teatro, mexia, distraidamente, no celular.

 

Introdução instrumental, vocalizações sutis, logo irrompe a voz forte, resoluta e melódica, extremamente flutuante de João Carlos Jr. Eu, que aquela altura já havia ouvido e visto todos os concorrentes em preparação para o evento, sem titubear, cravei que ali estava o grande vencedor do evento. E assim o foi, não por profecia, ou conhecimento técnico meu. Era óbvio. Saltava aos olhos e ouvidos. Ele conquistou todos os prêmios possíveis no Festival. De primeiro lugar na escolha de críticos e público a melhor intérprete.

 

“A glória que começou a chegar” a um, até então, total desconhecido da cena musical paraibana.

 

Estava traçado, determinado. Talvez pelo “Jesus Negro” a quem ele roga, canta, mas mais que isso, leva para dentro dos templos…

 

Assim como se porta altivo nos palcos, também na sua prova de fé, João Carlos Jr. desafia o conservadorismo e tradicionalismo cristão e tenta resgatar a Teologia Afrobrasileira, crença e conceito estranho, quase hostil a hegemonia branca que domina a liturgia.

 

Em João Carlos Jr. é indissociável o discurso contundente na arte que produz, na crença que comunga, ou na rotina do dia a dia…

 

Carrega na pele e na alma a Negritude e transforma a causa anti-racista em projeto de vida, bandeira de luta.

Com este discurso afiado, mirando nos “algozes” e enaltecendo o seu povo, João Carlos Jr. constrói uma mensagem embalada por uma base sonora potente. Black Music de primeira grandeza, mesclando o suingue do soul e da música negra brasileira com a batida e ritmo frenético do rap de protesto.

Se “Você viu”, pôde conferir a força da canção, já quem não viu, pode conhecer, clicando no link abaixo, a potência da música e trajetória do artista nesta edição do podcast Tabajara Entrevista.

 

João Carlos Jr. falou sobre a história desta música, suas batalhas contra o racismo, parcerias futuras, inclusive um feat com Bixarte (vencedora do Festival de Música da Paraíba, em 2020), entre outras coisas.

 

Este podcast Tabajara Entrevista teve a produção de Rayo Miranda e edição de João Lira.

 

https://open.spotify.com/episode/6VXuvaa4CGCSzlsMi3nn9j?si=qbnFlAMwRxChJCuxYL_ibA

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas