28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSamu João Pessoa realiza encontro com coordenadores gerais e chefes de transportes...

Samu João Pessoa realiza encontro com coordenadores gerais e chefes de transportes da 1ª Macrorregião

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) realiza, nesta quinta-feira (18), o Encontro dos Coordenadores Gerais e dos Chefes de Transportes da 1ª Macrorregião. O evento vai acontecer a partir das 9h no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e envolve profissionais de 28 bases descentralizadas do Samu, que englobam 60 municípios paraibanos.

O encontro vai abranger diversos temas, a exemplo do novo sistema de monitoramento das ambulâncias do Samu, fluxo e regulação médica, sistema de rádio e comunicação, processos de habilitação e qualificação do serviço, além da apresentação da rede de assistência.

“Estamos dando um passo enorme com o objetivo de buscar um maior engajamento entre o Samu João Pessoa e as bases que diretamente dependem de nossa orientação, além da participação do Governo do Estado. A nossa coordenação geral vem, por meio deste primeiro encontro, abrir mais uma porta de diálogo, democratizando ao máximo a participação de todos”, destacou Galileu Machado, coordenador geral do Samu-JP.

Equipes – O Samu João Pessoa atende a Região Metropolitana da Capital, composta pelos municípios de Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita. O serviço conta com uma estrutura de cinco unidades de suporte avançado (USA), oito unidades de suporte básico (USB), além de oito motolâncias. A equipe de cada USB é formada por um condutor e um enfermeiro. Já a equipe da USA é composta por um condutor, um enfermeiro e um médico. O serviço prestado pelas motolâncias é executado em duplas, com um enfermeiro e um técnico de enfermagem em cada motocicleta.

Atendimento – O Samu atende as mais diversas ocorrências, a exemplo de urgências traumatológicas, psiquiátricas, obstétricas, pediátricas e clínicas – como intoxicação, queimaduras graves, trabalho de parto com risco para a mãe ou o bebê, quedas, crises convulsivas – dentre outras ocorrências. O serviço deve ser acionado de imediato por meio do número 192.

Regulação – O Samu João Pessoa é responsável pela regulação do atendimento de urgências de 60 municípios inseridos na 1ª Macrorregião de Saúde. Desse total, 28 têm bases próprias. Na Capital existem bases descentralizadas na UPA Bancários, UPA Valentina, UPA Cruz das Armas, Hospital Santa Isabel e Unidade das Praias e no Parque Arruda Câmara (Bica), além da base Central, localizada no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas