O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, será a primeira unidade de saúde do Estado a ser administrada pela Fundação PBSaúde. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (12) durante reunião do Conselho Administrativo da Fundação na Secretaria de Estado da Saúde e que contou com a participação do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha.
Durante entrevista a um programa de rádio da capital na noite desta sexta-feira (12), Eduardo Cunha explicou que a intenção do Governo do Estado é que em um curto espaço de tempo todo a rede hospitalar do Estado seja administrada pela Fundação. “Ou seja, a PBSaúde será contratada pela Secretaria da Saúde para administrar os hospitais do Estado”, explicou.
Ainda segundo o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), os funcionários serão contratados diretos pela PBSaúde e com isso eles não terão nenhuma ligação com o Governo do Estado. Para Eduardo Cunha, esse novo sistema de administração vai ajudar na questão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que não permite a contratação de servidores mesmo havendo necessidade o que não acontece nesse novo modelo de gestão.
Eduardo Cunha explicou que a Fundação de Saúde da Paraíba, a PBSáude é uma fundação pública de direito privado e que vai facilitar a administração dos hospitais cortando e diminuindo burocracia e dando dinamismo à gestão com agilidade dos processos para aquisição de medicamentos e insumos e com isso proporcionando o bom funcionamento da unidade de saúde o que não acontece nos dias hoje.