27.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaProjeto de Eduardo Carneiro incentiva empreendedorismo feminino na PB

Projeto de Eduardo Carneiro incentiva empreendedorismo feminino na PB

Na Paraíba, 139.399 mulheres são donas do próprio negócio de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para estimular o empreendedorismo feminino na Paraíba, o deputado estadual Eduardo Carneiro apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei nº 3.201/2021.

De acordo com a propositura, estão entre as ações de estímulo ao empreendedorismo: a capacitação e formação das mulheres para transformá-las em empreendedoras, através do estímulo ao ensino do empreendedorismo feminino nas escolas; da oferta de cursos técnicos; do estímulo à formação cooperativista. Além da promoção da cooperação e interação entre os entes públicos e o setor empresarial, estabelecendo iniciativas para o empreendedorismo feminino, bem como a facilitação do acesso das mulheres empreendedoras a linhas de crédito adequadas para criação, manutenção e expansão dos empreendimentos.

“Sabemos da capacidade que a mulher possui para administrar seu próprio negócio, nossa proposta com este projeto de lei é ampliar as ações de incentivo para que cada vez mais, as paraibanas possam encontrar nas suas habilidades uma oportunidade de empreender. Mudando, assim, a realidade à sua volta, contribuindo para economia local e fomentando o empreendedorismo”, destacou Eduardo Carneiro.

O deputado, que preside a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da ALPB, destacou ainda que as mulheres têm disposição, interesse e vontade de empreender, e isso vem se refletindo na sua participação no empreendedorismo. Porém, ressaltou que para uma parcela significativa dessas mulheres não há acesso a linhas de crédito para iniciar o  pequeno negócio, que muitas vezes acaba sendo um empreendimento familiar que se sustenta pelo esforço comum da empreendedora e sua família.

“Por essa razão, é necessária a implementação de programas de incentivo ao Empreendedorismo Feminino, voltados a promover o acesso facilitado de empreendedoras a linhas de crédito, educação financeira e sistema diferenciado de garantias”, justificou.

Mais Dados – Uma pesquisa realizada no final de 2018 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que o Brasil possui, aproximadamente, 24 milhões de mulheres empreendedoras.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas