Antes de mesmo de outros órgãos, o Conselho Estadual de Saúde da Paraíba (CES-PB) saiu na frente e aprovou o Passaporte Covid Internacional. Denominado de “Cronos”, no documento vão conter não só as doses da Covid-19 como de outras vacinas, a exemplo da malária e da H1N1. O Passaporte foi aprovado no último dia 13 de Abril durante reunião ordinária realizada na forma online.
Ao explicar sobre o documento, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha disse que foi procurado por uma empresa franco brasileira que produziu um aplicativo para reunir o registros de todas as vacinas e assim permitir ao cidadão o livre trânsito em viagens.
Ele explicou que a iniciativa vai auxiliar no mapeamento da imunização da população e permitirá que as pessoas voltem a ocupar espaços públicos normalmente. Para Eduardo Cunha, o aplicativo facilitará o trabalho dos órgãos públicos e permitirá a busca ativa de quem não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, bem como será capaz de evidenciar quem está em situação de irregularidade sanitária.
Eduardo Cunha explicou ainda que o aplicativo seja fornecido de forma gratuita e vai permitir que passageiros possam viajar com segurança e que a economia flua normalmente. “Muitas pessoas se mostram contra o passaporte vacina em função dos direitos individuais, mas temos que destacar que a vacinação e único caminho de evitarmos a propagação do vírus das doenças”, destacou o presidente do Conselho Estadual de Saúde.