Em Santa Rita, ao longo de todo o mês, as 39 unidades de saúde realizaram atividades do “Outubro Rosa”, que marca o movimento mundial de alerta contra o câncer de mama. A programação, focada na Saúde da Mulher, teve como objetivo reforçar junto a cada moradora a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce na prevenção contra o câncer de mama e também do colo do útero.
A Secretaria de Saúde do município intensificou o chamado para a realização de mamografia e mais de 600 pacientes realizaram o exame. O público-alvo foram mulheres de 40 a 69 anos. Um canal direto, por meio telefônico, foi disponibilizado para que a paciente pudesse marcar de imediato seu exame.
Secretarias como a de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres também reforçaram o apelo realizando ações itinerantes durante todo o mês. As equipes estiveram nos CRASs, postos de saúde, repartições públicas, locais de grande movimentação, como praças e estação ferroviária, e até em realização de eventos, a exemplo do passeio ciclístico realizado pela Secretaria de Esportes. O objetivo foi levar o alerta da prevenção e fazer o encaminhamento das mulheres para o exame preventivo.
“O saldo desta campanha foi bastante positivo; comemoramos os números e também as atividades realizadas. A marcação de exames de mamografia permanece, e sem demanda reprimida. Até dezembro estaremos realizando cerca de 50 exames por dia”, disse o secretário de Saúde Luciano Carneiro.