26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueAutora de projeto que institui o xadrez nas escolas brasileiras, Nilda Gondim...

Autora de projeto que institui o xadrez nas escolas brasileiras, Nilda Gondim participa de evento na Embaixada da Argentina

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB), autora de um Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade do ensino de xadrez nas escolas públicas e privadas do Brasil, foi convidada especial de um evento realizado na Embaixada da Argentina no Brasil, enfocando esta modalidade. O Copa Confraternidad Argentina-Brasil 2021 ocorreu no último dia 15 e foi aberta pelo Embaixador Daniel Scioli.

Segundo a Embaixada, participaram do evento crianças, jovens e adultos, jogando simultaneamente com um dos maiores campeões de xadrez da história da Argentina, Miguel Angel Quinteros; além de 25 duplas que jogaram entre si.

“A senadora Nilda Gondim foi convidada de honra da embaixada. A parlamentar apresentou projeto de lei que tem por objetivo levar o xadrez para todas as escolas do Brasil e se disse feliz em saber que o embaixador, quando deputado na Argentina, apresentou proposta similar. Segundo ela, o jogo já faz parte da rotina de cinco escolas em Planaltina, Goiás”, afirmou o site Embassy News. Veja matéria completa: https://embassynews.info/torneio-de-xadrez-movimenta-embaixada-da-argentina/

“Ver os enxadristas se deliciando com o jogo e aprender mais sobre a sua história me fez refletir em como o ser humano pode evoluir e sempre se aprimorar, e como nós, como representantes do povo, temos o dever de incentivar práticas benéficas para, em especial, os jovens do nosso país”, disse a senadora Nilda Gondim, na ocasião.

Projeto no Senado – O projeto de Nilda Gondim que tramita no Senado visa melhorar o desempenho acadêmico dos alunos dos ensinos fundamental e médio. O PL 2993/2021 insere a prática na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A senadora defende que as crianças comecem logo cedo a praticar o xadrez. Ela citou a presença, no torneio, de Marcel Augusto, de 5 anos, 4º lugar no Dente de Leite da Fenaj, em Florianópolis; campeão brasileiro sub-5 no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e 11º lugar no Panamericano – 5 anos.

Também participou do evento o Prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomario, que instituiu o projeto Xadrez do Bem em sua cidade. “O xadrez, hoje, é um importante auxílio no aprendizado, pois sabemos da sua importância e influência para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Inclusive para autistas, pois ajuda na memorização e na concentração”, salientou a senadora.

O embaixador Daniel Scioli disse que “o xadrez promove valores e ajuda a suportar pressões”. Segundo ele, o objetivo do evento foi promover o esporte, “um jogo apaixonante, comunicativo e integrador”. O diplomata elogiou Miguel Ángel Quinteros, de quem acompanhou toda a sua trajetória de sucesso no xadrez. “Faz mais de 40 anos que conheço esse grande mestre internacional e quando ele manifestou o desejo de estar em Brasília, vi uma oportunidade de realizar esse encontro com partidas simultâneas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas