32.1 C
João Pessoa
InícioMancheteHospital Santa Isabel realiza neste sábado mega-mutirão com consultas e mamografias para...

Hospital Santa Isabel realiza neste sábado mega-mutirão com consultas e mamografias para 500 mulheres

Um total de 500 mulheres será atendido por mastologistas neste sábado (16) em um mega-mutirão realizado pelo Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que terá também o agendamento de 500 mamografias. O ‘Dia D Tudo Rosa’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do HMSI, através do serviço Saúde da Mulher, faz parte das atividades referentes ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.

O atendimento, que inclui a garantia de mamografia, será feito em 12 consultórios, durante todo o dia, das 7h às 17h, onde as mulheres passarão por avaliação médica, exames clínicos e solicitação de exames.

“Será um grande mutirão de atendimento. Serão 12 consultórios de mastologia atendendo a demanda específica de mulheres em relação à parte de prevenção de câncer de mama, que começa com a consulta no mastologista e a garantia de que ela terá sua mamografia realizada”, disse a médica Adriana Lobão, diretora geral do Hospital Municipal Santa Isabel.

Ela lembra que o mutirão de consultas em mastologia é uma ação pontual, uma vez que o Programa ‘Tudo Rosa’, lançado no início do mês pelo prefeito Cícero Lucena, prevê o atendimento da mulher todos os meses do ano, garantindo sua mamografia no mês de aniversário. “Se ela não fez mamografia este ano e fizer aniversário em novembro, ela pode procurar a rede de saúde e terá garantida a mamografia”, destacou Adriana Lobão.

Três tendas serão montadas no pátio do hospital, uma para distribuição das fichas, outra para preenchimento das fichas com dados gerais das mulheres que serão atendidas e uma terceira, de acolhimento, onde haverá distribuição de lanches, brindes e educação em saúde, envolvendo uma conversa sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama.

Ao passarem pelos consultórios, as mulheres que apresentarem lesões graves e aparentes serão encaminhadas, imediatamente, para a realização da mamografia, que será feita na mesma hora, na carreta do Sesc, estacionada no pátio do Hospital Santa Isabel. A presença da carreta é resultado de uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura de João Pessoa.

Mamografias para todas as mulheres- Já as mulheres que não necessitarem de exames na hora, todas vão sair das consultas com o agendamento da mamografia garantido e que será realizado de forma rápida e por profissionais especializados e qualificados. O agendamento da mamografia de rastreamento será feito pelo Hospital Santa Isabel, que vai informar a usuária da data e hora do exame, que será realizado em uma unidade da Rede de Saúde Municipal.

Agendamento – O agendamento para quem deseja participar da ação e ter direito, portanto, as consultas e mamografias podem ser feitas presencialmente no Hospital Municipal Santa Isabel ou pelo telefone 3218-6704, das 8h às 17h.

O ‘Dia D Tudo Rosa’ conta com o apoio da Ong Amigos do Peito, Sociedade Brasileira de Mastologia-Regional Paraíba, Fórum de Mulheres de Negócios da Paraíba, Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo João Pessoa e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas