30.6 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaChico Limeira, criatividade igual a ventilador no 3! - Por Marcos Thomaz

Chico Limeira, criatividade igual a ventilador no 3! – Por Marcos Thomaz

A Paraíba gera bons filhos Francisco.

 

Tive o prazer de conversar com um destes Chicos especiais da terrinha.

 

Chico Limeira, o Mister Festival, hour concour, o homem que motivou a mudança de regulamento do maior evento de música da Paraíba.

 

Gracinhas sinceras a parte, relembro que Chico foi o vencedor das duas primeiras edições do Festival de Música da Paraíba, em 2018 e 2019, respectivamente.

 

Primeiro com “Imprópria”, um manifesto ferino contra homenagens a figuras controversas, autoridades políticas em logradouros públicos. Na sequência, no Festival seguinte, “Carta pra Maria”, em que, em um “telegrama” à mãe, ele ironiza a própria vitória anterior, a repercussão em torno da crítica a figuras históricas da política local e faz quase uma metalinguagem com o próprio festival.

 

Sutil, delicada e ácida ao mesmo tempo, características extensivas à obra de Chico. A união de fatores aparentemente antagônicos em uma mesma letra, frase até. O singelo e o contundente. O rebuscado e o popular (“Tá valendo não, boy”). O denso e o simplório.

 

Versátil na métrica poética. Eclético nos estilos.

 

Chico Limeira é aquele agente que transita fluidamente por todos os gêneros, ou quase todos. E com propriedade. Já foi baixista de banda de rock, regional. Toca “partido alto familiar”, já harmonizou uma Troça, faz seresta em leitura própria e empunha seu violão com autoridade no trabalho autoral mais constante. Também incursiona na produção de outros atores locais. O último “trampo” nesta linha foi a condução do “Módulo lunar”, disco cheio e novo de um certo Falcão, também conhecido como Seu Pereira.

 

No papo conosco para o podcast TABAJARA ENTREVISTA, Chico falou sobre toda esta trajetória plural, seu berço familiar festivo, referências e influências, modo de criação artística e cena paraibana.

 

Comigo, na construção deste trabalho, a produção cuidadosa de Rayo Miranda e a edição primorosa de João Lira.

 

Para ouvir o papo completo, basta clicar no link abaixo:

 

https://open.spotify.com/episode/73TIvz9MsFozf7c6m8AVPV?si=XEz0y0bkR3iOFBfxoJfJdw&dl_branch=1

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas