29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baApós baixa no número de casos na Paraíba, HU de Campina Grande...

Após baixa no número de casos na Paraíba, HU de Campina Grande encerra UTI covid

Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes com covid-19 do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh) foram desativados no dia 20 deste mês.

 

A decisão se deu, em acordo com a Secretaria de Saúde do Estado e com a Secretaria de Saúde de Campina Grande, devido à baixa taxa de ocupação dos leitos no último mês.

 

O HUAC reabriu a ala covid no início de fevereiro para receber pacientes oriundos da capital amazonense. Após as altas dos mesmos, em março, a instituição passou a contar com leitos de UTI para pacientes de Campina Grande e dos municípios pactuados.

 

A ala covid do HUAC foi montada onde era a ala de infectologia do hospital. Assim, a partir de segunda-feira (30) os leitos serão disponibilizados para pacientes com doenças infecto contagiosas. Contudo, ficarão mantidos quatro leitos de isolamento, dois infantis e dois adultos, para casos de suspeita de covid-19 em pacientes já internados na instituição.

Durante os quase seis meses de atuação, a ala covid recebeu 159 pacientes.

 

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas