A Polícia Federal na Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (20), em João Pessoa, um homem condenado pela Justiça por crimes de tráfico internacional de drogas, armas e de lavagem de dinheiro. As condenações juntas ultrapassam 230 anos de prisão.
O homem, identificado como George Gustavo, de alcunha “Paraguai”, tem contra si mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal e o Tribunal de Justiça do Ceará. O indiciado estava foragido desde abril deste ano.
Sobre os crimes
Paraguai foi preso em 2015 durante a Operação Cardume, da Polícia Federal, que deteve integrantes de uma quadrilha lidera por ele. Segundo as investigações, o grupo é formado por membros de uma facção criminosa paulista e empresários do Ceará e do Rio Grande do Norte, a qual trazia drogas da Bolívia e do Paraguai, exportando-a em garrafas de cachaça para a Itália e Portugal.
A organização criminosa contava, ainda, com núcleos voltados especificamente para o tráfico internacional de drogas, o contrabando de armas, o desvio de insumos químicos e a lavagem de dinheiro. Os investigadores estimam que, pelo menos, R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) tenham sido “lavados” por 32 empresas registradas no Ceará no período investigado na Operação CARDUME.