29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueDia Nacional de Luta da População em Situação de Rua será marcado...

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua será marcado por roda de serviços

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC), preparou uma programação especial para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta quinta-feira (19). Das 8h às 11h da manhã, serão realizadas ações de cidadania e saúde. As atividades vão acontecer em estrutura montada em frente ao Centro Pop I, localizado na Rua Treze de Maio, no Centro da cidade.

A programação terá início com um café da manhã. Na sequência, os participantes terão acesso ao balcão de direitos, da Defensoria Pública; à serviços de Saúde, como vacinação, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, e testes rápidos de Covid-19, glicemia e diabetes; à inscrição no Sine-JP; à atualização de dados no Bolsa Família; à cortes de cabelo; além de exposição de artes e apresentações musicais dos acolhidos.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, destacou que a pasta tem trabalhado todos os dias para garantir que as políticas públicas da pessoa em situação de rua sejam garantidas. “Reunimos nossas equipes para desenvolver, com muito carinho, a programação para este 19 de agosto. Não poderíamos deixar de marcar esta data. É um dia de unir forças e lutar para que cada vez mais os direitos sejam efetivados”, disse.

Para a realização do evento desta quinta, a SEDHUC conta com parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); e de movimentos da sociedade civil que trabalham com a política da população em situação de rua.

Assistência – Atualmente, a estimativa é de que a Capital tenha cerca de 400 pessoas em situação de rua. Para atendê-las, a SEDHUC possui seis serviços especializados. Um deles é o Ruartes, que realiza abordagens sociais, de domingo a domingo, fazendo os encaminhamentos necessários. Outro é o Centro Pop I. Lá, diariamente, o público em situação de rua recebe refeições, kits de higiene pessoal, além de ter acesso à estrutura da casa para banhos e acompanhamento com a equipe técnica psicossocial.

Também é oferecido o Centro Pop II, que fica no bairro de Jaguaribe. O serviço foi criado durante a pandemia, para funcionar como abrigo para pessoas em situação de rua se isolarem durante a quarentena. Desde então, o local segue funcionando com acolhimento. Atualmente, recebe 26 pessoas. Além disso, existem outras três casas de acolhimento exclusivamente voltadas para esse público. Uma delas, é direcionada para famílias.

Histórico – O 19 de agosto foi definido como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. O fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas