O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (16), o lançamento do edital do Prêmio Literário José Lins do Rêgo – 120 anos. O prêmio busca revelar e reconhecer talentos, além de estimular a criação e a divulgação de obras de autores da Paraíba, no âmbito da literatura. O edital será publicado, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado. O lançamento ocorreu durante o programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara e pelas redes sociais do governo.
Na ocasião, o governador lembrou que o Prêmio faz parte do ano cultural José Lins do Rêgo. “Estamos homenageando os 120 anos de nascimento do escritor paraibano e os 90 anos da obra Menino de Engenho. O edital será lançado amanhã e contamos com uma grande participação nas diversas categorias literárias. É mais uma merecida homenagem ao grande escritor José Lins do Rêgo”, pontuou.
O Prêmio literário José Lins do Rêgo tem um Termo de Parceria entre a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A EPC vai realizar a impressão dos livros e publicação das obras literárias dos premiados. Já a Funesc fez uma parceria com diversas entidades literárias como Academia Paraibana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Academia Campinense de Letras e outras, para que profissionais ligados a estas entidades façam parte da curadoria selecionando as melhores obras.
As categorias que receberão obras serão aquelas que foram escritas por José Lins do Rêgo: romance, conto, crônica, poesia e literatura infanto-juvenil. O prazo para inscrições e recebimento das obras será do dia 17 de agosto ao dia 1º de outubro deste ano.