25.1 C
João Pessoa
Início Paraí­ba Ana Cláudia visita projeto no Presídio Feminino de CG denominado 'Castelo de...

Ana Cláudia visita projeto no Presídio Feminino de CG denominado ‘Castelo de Bonecas’

A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), Ana Cláudia Vital, acompanhada do Secretário Executivo da SEDAM, Galego do Leite e do Dr. Valdé Silveira, Coordenador de Gestão estadual, visitaram na última segunda-feira, 26, o Projeto “Castelo de Bonecas”, no Presídio Regional Feminino de Campina Grande e que tem por objetivo a ressocialização de mulheres em regime privado de liberdade. A comitiva foi recebida na unidade pela Diretora Titular Anairis Almeida, Gilmara Moura e Renata Guimarães, que atuam na diretoria adjunta.

O Projeto Castelo de Bonecas é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária, que faz parte das iniciativas da política de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. O projeto iniciou-se no Presídio Feminino Julia Maranhão, em João Pessoa, e já tem seu trabalhado reconhecido por todo estado, inclusive nesse ano de 2021 foi destaque nacional ao produzir a Boneca da Julliete, paraibana de Campina Grande que foi a vencedora do programa Big Brother Brasil.

 

 

Já em Campina Grande, o projeto teve início em janeiro do presente ano, diferentemente da unidade de João Pessoa, o Projeto em Campina Grande não tem tido as bonecas de pano como carro-chefe do Projeto, mas sim artigos para o lar, como sousplat, artesanato com biscuit, luvas térmicas, fogos americanos, guardanapos, entre outros. As tradicionais bonecas seguem sendo produzidas, mas assim como os demais produtos, são feitas através de encomendas.

Anairis Almeida, diretora da Penitenciária Feminina, afirmou que o projeto atualmente conta com sete reeducandas, que algumas delas já possuíam certa experiência na confecção de bonecas, inclusive produziram algumas unidades que foram expostas na inauguração do projeto na unidade, além disso, durante o ano de 2020 elas também atuaram na confecção de máscaras de pano; segundo Anairis, “É um projeto que está fazendo a diferença na vida delas porque de volta à sociedade saberão produzir alguma coisa e custear a vida delas e de suas famílias”.

A Secretária Ana Cláudia que já tinha tido a oportunidade de conhecer a iniciativa em João Pessoa, pôde conhecer de perto o trabalho que está sendo desenvolvido também em Campina Grande, onde reconheceu a importância da iniciativa da Secretaria de Estado da Administração (SEAP), que em parceria com a Fundação Cidade Viva e o Ministério Público do Trabalho, atuam dentro da política de reinserção social que o Governo do Estado vem adotando dentro do sistema penitenciário paraibano.

 

 

“As reeducandas de Campina Grande estão tendo a oportunidade de aprender um novo ofício, de modo que quando retornarem para o convívio social, terão a oportunidade de atuar na nova profissão, confeccionando as bonecas e os demais itens domésticos para seu sustento . É muito gratificante verificar de perto iniciativas como essa, políticas sociais que fazem a diferença na vida dessas pessoas, a direção que coordena esse projeto em nossa cidade está de parabéns, assim como o Secretário Coronel Sergio Fonseca e governador João Azevedo pela sensibilidade em ampliarem esse projeto para outros locais, gerando assim mais oportunidades”, destacou a Secretária Ana Cláudia.

As vendas, divulgação e encomendas dos produtos são feitas de forma virtual, através do perfil no Instagram do projeto @castelodebonecascg, metade da renda das vendas dos produtos são destinados as participantes do projeto, 40% é destinado para aquisição de matéria prima e os 10% restantes ficam na unidade e são destinados a outros custos. O trabalho acontece toda semana, de segunda à sexta, as reeducandas que participam do projeto ainda são beneficiadas com remição de pena, onde para cada três dias trabalhados, um dia é descontado da pena.

Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Detran-PB disponibiliza sistema para perdão dos débitos de licenciamento para motocicletas

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) disponibilizou no portal do orgão (www.detran.pb.gov.br) o banner de acesso ao sistema para que os 284...

Hervázio concede Título de Cidadão Paraibano ao médico infectologista Fernando Chagas

A Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu, nesta segunda-feira (20), o título de Cidadania Paraibana ao médico infectologista e diretor do Complexo Hospitalar Clementino Fraga,...

Advocacia de Santa Rita se engaja ao Movimento em defesa de Harrison para presidente da OAB-PB

Dezenas de advogados com atuação no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa, se engajaram, nesta quarta-feira (22), ao Movimento em defesa da...

Nilda considera vergonhoso discurso de Bolsonaro na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) considerou vergonhosa a participação do presidente Bolsonaro na abertura da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU),...