31.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeitos discutem implantação de Consórcio Intermunicipal de Segurança na Paraíba

Prefeitos discutem implantação de Consórcio Intermunicipal de Segurança na Paraíba

Prefeitos de diversas regiões da Paraíba se reuniram, na tarde desta sexta-feira (09), para discutir a implantação do Consórcio Intermunicipal de Segurança (INTERSEG) no Estado. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE, localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

O prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior, que participou do evento, explicou que todos os municípios brasileiros terão a ter 31 de dezembro para se adequar a Lei nº 13.675/2018, que integra o município ao sistema nacional de segurança pública e defesa social e estabeleceu que eles compõem o ecossistema de segurança, constituído pela União, Estados, Distrito Federal e pela base, que são os municípios.

“Em seu artigo 9º, ao instituir o Sistema Único de Segurança Pública, a Lei definiu o município como integrante estratégico do sistema, atribuindo-lhe, tal como aos demais entes federados, a responsabilidade pela atuação na segurança pública e defesa social, através da implementação de programas, ações e projetos nos limites de sua competência”, disse.

 

 

A Lei determina também que os municípios devem estruturar e organizar sua área de segurança pública, bem como ser apoiado pelo estado a que pertença e pela União, através de transferência de recursos de diferentes ordens e fontes. “Com base nesse contexto, vários municípios paraibanos mostraram o interesse de se unir para criar o Consórcio Municipal de Segurança”, afirmou.

Os municípios paraibanos têm até o dia 31 de agosto para criarem suas legislações para se adequar e se filiar ao Consórcio Intermunicipal de Segurança.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas