31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baConselho Municipal de Assistência Social elege representantes da sociedade civil

Conselho Municipal de Assistência Social elege representantes da sociedade civil

Os representantes da sociedade civil que vão integrar o Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa (CMAS/JP), durante o biênio 2021/2023, foram definidos na manhã desta terça-feira (8). A escolha dos nomes das entidades aconteceu em assembleia de eleição, realizada no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, no Altiplano.

O processo eleitoral teve início por volta das 10h30, após credenciamento das entidades participantes. Os representantes foram recebidos pela Comissão Eleitoral, que fez a abertura oficial da assembleia. Na sequência, foi definida a mesa diretora da votação, que apresentou o regimento interno da Assembleia de Eleição e, depois, apresentou os vídeos de cada entidade candidata.

O CMAS/JP é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC). O secretário da pasta, João Corujinha, esteve presente na votação, ressaltando a importância da participação da sociedade civil no fortalecimento da política municipal de assistência social. “O Conselho é fundamental para garantir a implementação e constância de programas e projetos na política da assistência social em toda a cidade. Ter as entidades caminhando lado a lado com os representantes governamentais torna o trabalho ainda mais democrático”, disse.

O representante do gabinete do prefeito, Silvio Britto; a diretora da Assistência Social, Benicleide Silvestre; e a coordenadora do Controle Social, Mônica Lucena, também marcaram presença.

Eleitos – A escolha das entidades representantes aconteceu por segmento. Entre as de atendimento à infância e adolescência, foram eleitas a Casa Pequeno Davi e as Aldeias Infantis SOS Brasil, como titular e suplente, respectivamente. No atendimento ao idoso, venceram a Vila Vicentina Júlia Freire e Associação Promocional do Ancião Dr. João de Menezes (Aspan), respectivamente. Entre as associações comunitárias, Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca) e Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi).

Já no segmento das associações de pessoas com deficiência, foram eleitos o Instituto de Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae/JP). Entre as associações de trabalhadores, foi composto o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), que já possui cadeira garantida no CMAS/JP.

A atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valéria de Fátima Simões Soares, presidiu a Comissão Eleitoral. Segundo ela, os representantes escolhidos devem trabalhar para que os segmentos em situações de vulnerabilidade possam acessar a política de assistência social da Capital. “Garantir os direitos humanos desta população no município de João Pessoa é o desejo deste colegiado”, frisou.

Posse – Todo processo eleitoral foi aprovado pela assembleia e lavrado em ata. Os representantes eleitos serão empossados no próximo dia 21, juntamente com os representantes governamentais indicados pelas secretarias da gestão municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas