26.5 C
João Pessoa
InícioDireito em PautaDIREITOS SEXUAIS e REPRODUTIVOS; Leia o novo artigo de Raissa Helena

DIREITOS SEXUAIS e REPRODUTIVOS; Leia o novo artigo de Raissa Helena

O Direito sempre foi palco para assuntos inovadores, pois trata-se de área que regula a vida em sociedade. Um assunto que está em evidência, trata aerca dos direitos sexuais e reprodutivos que tem por objetivo assegurar a todo indivíduo uma vida sexual livre de discriminação e com prazer.

Livre de discriminação no contexto de cada indivíduo poder viver sua vida sexual com o parceiro que assim deseja escolher sem interferência  nessa decisão por qualquer fator ezterno, tais como, vergonha, crença e etc.; liberdade  para expressar a sua identidade de gênero; incentivar a prática do sexo seguro; dentre outras possibilidades de liberdade no contexto sexual.

Por outra vertente, temos os direitos reprodutivos que versam sobre o direito que cada casal tem, autonomia sobre a unidade familiar, em ter filhos ou não, a quantidade de filhos que se deseja ter, de acordo com o planejamento familiar de cada casal. Combater a discriminação no âmbito da reprodução.

Os direitos reprodutivos traz a discussão sobre o direito da mulher em escolher ou não ter filhos, independentemente da decisão do homem, como forma de trazer isonomia a situação entre homens e mulheres, levando em consideração o argumento que as mulheres têm autonomia sobre o seu próprio corpo.

 

Raissa Helena L. França – Advogada, colunista do Pauta PB e membro da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB-PB.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas