A Paraíba deve começar a vacinar a população paraibana de forma ampla, que corresponde às pessoas sem comorbidades entre 18 e 59 anos, a partir de agosto deste ano. A previsão é do secretário estadual da Saúde Geraldo Medeiros, que declarou nesta quarta-feira (12) que isso será possível caso o atual ritmo de vacinação seja mantido em todo o estado.
Assim, apesar do otimismo com relação a essa nova fase da imunização, há esse alerta de que, para tanto, será necessário que o cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde seja cumprido à risca.
Atualmente, a Paraíba está na segunda fase da imunização. Depois de imunizar os profissionais de saúde e os idosos a partir de 60 anos, estão sendo vacinados agora pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas e pessoas com deficiência. A terceira etapa, cuja previsão é que seja iniciada no próximo fim de semana, inclui “atividades ocupacionais com riscos elevados de contaminação”. É depois desta próxima etapa que a vacinação da população em geral será iniciada.
Geraldo Medeiros explica que essa fase será feita em ordem decrescente de faixa etária. Iniciando-se com as pessoas de 59 anos e sendo reduzido pouco a pouco, a partir da demanda de vacinas, até se chegar aos 18 anos. G1