24.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueEntre fevereiro e março: Ações da Prefeitura de João Pessoa ajudam a...

Entre fevereiro e março: Ações da Prefeitura de João Pessoa ajudam a reduzir casos de Covid-19

A Prefeitura de João Pessoa tem implementado entre a população dos mais diversos bairros da Capital inúmeras ações de educação e saúde que ajudaram a reduzir os casos de contaminações pela Covid-19, no comparativo entre os meses de fevereiro e março deste ano. Segundo dados do Painel Covid-19 mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de dez bairros registraram redução no número de casos confirmados da doença.

“Atribuímos essas reduções aos decretos, que foram fundamentais e acabou promovendo um maior distanciamento social. Outra ação muito importante que a Prefeitura de João Pessoa realizou foi a intensificação das testagens, tanto nas Unidades Básicas de Saúde, como também nos Centros de Atendimento Covid, que percorreram todo o território da Capital. Essa junção de fatores ajudou nessa redução e, como João Pessoa tem avançado e vem se destacando na vacinação contra a Covid-19, vale a pena refletir que, nos próximos meses, esse efeito da imunização será bastante positivo”, destacou Rayanna Coelho, diretora de Atenção à Saúde da SMS.

Levando-se em conta o agravamento da pandemia, foram implementados pelos profissionais cuidados especiais e medidas de segurança em saúde que, neste momento são de extrema necessidade, a fim de se evitar a contaminação de pessoas pelo coronavírus. Medidas simples, como uso de máscara, álcool em gel e higiene das mãos, fazem uma grande diferença para evitar o contágio.

“Eu já usava máscara, mas era errado porque eu deixava abaixo do nariz e cobrindo só a minha boca. Quando fui ao posto de saúde, a enfermeira disse que estava errado e me ensinou a usar a máscara como ela deve ser usada, cobrindo a boca e o nariz. Hoje, aprendi e estou mais protegido contra essa doença”, afirmou Antônio de Pádua, morador de Mangabeira.

A dona de casa Maria do Rosário, que mora no bairro de Cruz das Armas, também recebeu da equipe da Unidade de Saúde da Família as orientações que a fizeram mudar de hábitos.  “Quando falei com a agente de saúde aqui de Cruz das Armas, ela me ensinou a evitar muitas coisas que antes eu fazia e nem percebia. Eu pegava em objetos e até em dinheiro e não lavava as mãos. Hoje é bem diferente: lavo as mãos pra tudo e meu frasquinho de álcool não sai da bolsa”, revelou.

Bairros com maiores reduções – Entre os bairros que registraram bons índices de redução no número de casos confirmados de contaminação pela Covid-19, no comparativo entre fevereiro e março, podemos destacar os seguintes:

Bairro                       casos em fevereiro                       casos em março
Mangabeira                        1.205                                           1.092
Valentina                              541                                             432
Gramame                              525                                             463
Manaíra                                506                                              343
Bessa                                    375                                              270
José Américo                        314                                              273
Cruz das Armas                    313                                              250
Geisel                                   285                                              203
Jd. C. Universitária               251                                              218
Cabo Branco                         188                                              118
Mandacaru                            166                                              142

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas