30.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueGOLPE DE 1964: Vice-Presidente do Senado lembra discurso de Ulysses Guimarães ao...

GOLPE DE 1964: Vice-Presidente do Senado lembra discurso de Ulysses Guimarães ao promulgar Constituição: “Traidor da Constituição é traidor da Pátria”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) registrou nesta quarta-feira (31), em suas redes sociais, o aniversário do Golpe de 1964. Ele postou trecho do discurso do ex-deputado federal Ulysses Guimarães, ao promulgar a Constituição de 1988, fazendo referência ao período mais duro vivido pelo país.

“Nesta data, em que alguns celebram a tortura, nós, efetivos democratas, só temos a lembrar e reforçar, em reflexões e atitudes, as palavras do deputado Ulysses Guimarães. Viva a Democracia!”, afirmou o Senador paraibano Veneziano Vital. “Hoje completamos 57 anos do golpe de 1964, dia de rever o discurso de Ulysses ao promulgar a Constituição. “Traidor da Constituição é traidor da pátria. Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. #DitaduraNuncaMais #DitaduraNaoSeComemora”

Ele disse que a data também é uma oportunidade para reforçar a vigilância em torno da manutenção dos parâmetros democráticos em nosso País, para que qualquer movimento em contrário seja efetiva e rapidamente repelido.

“Em meio a tantos sobressaltos, que nos permitem estar atentos e vigilantes, diante das últimas insinuações ignóbeis e inaceitáveis de alguns que teimam em defender o retorno da ditadura, do regime de exceção e, com ele, a censura, o gesto antidemocrático, a perseguição, o fechamento do parlamento e outras atitudes antidemocráticas, nós defendemos a democracia”, afirmou o Vice-Presidente do Senado.

Veneziano foi mais além e disse que, ao defender a democracia no Brasil, é papel essencial do cidadão demonstrar essa preocupação e essa defesa em seus atos. “Ao defendermos a democracia, temos que registrar, em todos os nossos dias, em atos, mas principalmente, em práticas efetivas, a defesa às instituições, a defesa da liberdade, não apenas à fala, mas a liberdade plena”, ressaltou o Senador.

O Golpe de 1964

O Golpe de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1.º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango, e estabeleceu um regime autoritário, politicamente alinhado aos Estados Unidos. O regime militar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1964.

Veneziano também lembrou que, quando criança, sentiu os efeitos do golpe (Veneziano nasceu em 1970, seis anos após o ocorrido), o suficiente para constatar os seus prejuízos ao País. Seu pai, o ex-deputado federal Vital do Rêgo, foi vítima do Golpe de 64, ao ter o seu mandato cassado pela ditadura, a exemplo de outros parlamentares. “Uma realidade que jamais queremos que volte ao nosso País”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas