Na noite desta quinta-feira (25), no estádio Almeidão, em João Pessoa, Botafogo-PB e Ceará se enfrentaram pela quinta rodada da Copa do Nordeste. O empate por 1 a 1 deixa o Belo ainda sem vencer na competição, e cada vez mais distante de poder sonhar com uma vaga na próxima fase, uma vez que faltam apenas três jogos para o fim da fase de grupos.
Precisando vencer para se manter com chances de avançar para a próxima fase, o time da casa manteve seu modelo de jogo, como prometido pelo técnico Marcelo Vilar. Sem se lançar ao ataque, buscava fechar espaços para que o quarteto formado por Vina, Mendoza, Saulo Mineiro e Felipe Vizeu.
O começo do jogo foi bastante truncado e disputado no meio-campo, sem nenhum os dois times conseguir conectar jogadas que os colocassem em condições de finalizar. Felipe e Richard passaram a metade do primeiro tempo como meros expectadores dentro das quatro linhas.
Em um chute de fora da área, aos 29 minutos, o primeiro momento mais agudo. Em um chute da intermediária, o lateral-direito Rodrigo Ramos obrigou Richard a espalmar a bola por cima do travessão para escanteio e evitar o gol do Botafogo-PB.
E em um contra-ataque puxado na quinta marcha, aos 34 minutos, o zagueiro Joaquim pegou a sobra do escanteio na área botafoguense, avançou como um velocista, invadiu a área e tocou para o meio da área, onde Welton Felipe só tocou de direita. A bola ainda bateu nas pernas do goleiro cearense, mas morreu no fundo do gol, e abriu o placar no Almeidão.
Segundo tempo
Na volta do intervalo os dois times trocaram os homens de referência, e o Ceará parecia que vinha para se recuperar rapidamente. Logo aos 2 minutos, após bola cruzada da esquerda, Samuel afastou para a frente da área e Vina bateu de primeira. A bola explodiu no travessão de Felipe, e depois a defesa tirou o perigo.
Em um vacilo de Juninho na esquerda, que perdeu a bola perto da bandeira de escanteio, Eduardo cruzou para o meio da área e Jael, que entrou no intervalo, deixou tudo igual aos 11 minutos.
E aos 27 minutos, Mendoza foi derrubado por Rodrigo Ramos na área e o árbitro Rafael Carlos Salgueiro Lima marcou pênalti corretamente. Na cobrança, Vina foi para a bola e chutou forte, mas a bola explodiu no travessão de Felipe e foi para fora, por cima da meta.
O Vozão seguia em busca da virada e, aos 37, Oliveira acertou bonito chute de fora da área e o goleiro do Belo se esticou todo para espalmar a bola que iria no seu canto esquerdo para escanteio.
Com o empate, o Belo segue na sétima posição do Grupo B, com 4 pontos, três atrás do Salgueiro, sexto colocado, e quarto atrás do Vitória, que fecha o G4. O próximo compromisso do Botafogo-PB será no domingo (28), no Clássico Tradição contra o Treze, fora de casa. O Ceará, por sua vez, é o terceiro lugar do Grupo A, com 7 pontos. O Vozão volta a campo só na quarta-feira (31), quando irá enfrentar o CSA-AL, no Castelão.
Ficha técnica
Botafogo-PB 1 x 1 Ceará
Copa do Nordeste 2021
Fase de grupos – 5ª rodada
Estádio: Almeidão (João Pessoa)
Arbitragem: Rafael Carlos Salgueiro Lima; Ruan Luiz de Barros Silva e Ana Paula dos Santos, todos de Alagoas.
Gols: Welton Felipe (B); Jael (C)
Cartões amarelos: Tsunami, Sávio, Clayton (B); Jael, Oliveira, Marlon (C)
Botafogo-PB: Felipe, Rodrigo Ramos (Lagoa), Samuel, Joaquim, Tsunami (Lucas Gabriel); Rogério, Pablo, Juninho, Marcos Aurélio (Clayton); Welton Felipe (Roniel) e Rafael Oliveira (Sávio). Técnico: Marcelo Vilar.
Ceará: Richard, Eduardo, Jordan, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Oliveira, Fernando Sobral (Marlon), Vina (Jorginho); Mendoza, Saulo Mineiro (Yoni Gonzalez) e Felipe Vizeu (Jael). Técnico: Guto Ferreira.
Voz da Torcida