A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, realizou uma força-tarefa na noite desta quarta-feira (24) para fiscalizar o funcionamento dos bares, restaurantes e similares na Orla da Capital, bem como se há aglomeração de pessoas nas calçadas e areias das praias. A inspeção segue o que prevê os decretos municipal e estadual e envolve diversas secretarias municipais, como Sedurb, Semob-JP, Procon-JP, Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária, além do Procon-PB, Detran-PB e Polícia Militar.
O decreto municipal determina que, até o dia 10 de março, o horário de funcionamento dos bares, restaurantes e similares só deve ocorrer até às 16h. Outra regra do decreto restringe a locomoção noturna no período das 22h às 5h, exceto para aquelas pessoas que estejam a serviço de órgãos de saúde ou passando por alguma emergência. As medidas foram tomadas para conter a disseminação do coronavírus na Capital.
“Recebemos o chamamento da Secretaria de Segurança do Estado na pessoa do secretário Jean Nunes e reafirmamos a nossa parceria com o estado em mais uma operação. Vamos de forma educativa orientar as pessoas e se preciso for usar a mão forte das forças de segurança para se fazer cumprir os decretos”, afirmou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa.
As atividades físicas individuais e em duplas estão permitidas, desde que haja distanciamento e sem o contato direto. “Mas está proibido o uso de barracas, cadeiras, mesas e esteiras, tanto na calçadinha, quanto na faixa de areia. Em resumo, qualquer atividade que provoque aglomeração está suspensa nos próximos dias, a exemplo do consumo de alimentos e bebidas nesses espaços, além das atividades dos ambulantes”, informa o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, acrescentando que em todas as situações é obrigatório o uso de máscaras.
O decreto municipal também prevê que nos próximos dias está vedado o uso do estacionamento em toda orla da Capital a partir das 16h durante a semana, com a proibição se estendendo para o dia inteiro nos finais de semana e feriados. “Enfim, são muitas medidas que envolvem várias Secretarias de João Pessoa, a exemplo da Semob, Sedurb e Guarda Municipal, além de órgãos do Estado da Paraíba. Estamos todos unidos para garantir a segurança e a proteção da população nesse momento em que a disseminação do Coronavírus está aumentando assustadoramente”, observou o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra.