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Semob conclui vistoria em veículos que prestam serviço de transporte escolar na Capital

Em virtude do retorno das aulas presenciais na rede privada, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou a vistoria nos veículos que prestam o serviço de transporte de escolares na Capital, de 27 de janeiro a 9 de fevereiro. Dos 435 veículos cadastrados, avaliados conforme determina o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CBT), foram selados 143 veículos e aprovados nessa primeira fase e 292 não compareceram.

Neste primeiro semestre, ao todo 186 veículos foram vistoriados, desses 119 foram aprovados, 42 reprovados, 12 veículos receberam prazo para sanar pequenas pendências, 11 foram dados baixa do sistema, dois foram cadastrados para entrar no sistema e 24 veículos que tinham sido reprovados retornaram a vistoria com as pendências sanadas.

Entre os itens avaliados e que mais reprovam estão: pneus, extintor, cinto de segurança e freio de estacionamento. Segundo o chefe de Vistorias de Transporte Escolar da Semob, Paulo Roberto da Silva, é necessário destacar a importância de estar com a vistoria em dia, porque traz segurança para os alunos, pais e permissionários. Ele ressalta que o veículo vistoriado é uma garantia de que o veículo foi revisado.

Durante a inspeção foram observados itens de segurança, equipamentos obrigatórios, como também higiene e conforto do veículo, tais como: faroletes e sinaleiras, bancos, forros, funilaria e pintura, tacógrafo, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina, para-brisa, entre outros, vistoriando no total 40 itens. Também foi verificado se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o serviço de transporte de escolares.

Prazo – A vistoria tem uma taxa fixada em R$ 75,88. Quem perdeu o prazo ainda pode comparecer a Semob (km 25 da BR-230, Cristo Redentor), das 8h às 12h e das 13h às 17h para regularização. Basta pagar uma multa no valor de R$ 28,46.
A Semob recomenda aos pais ou responsáveis pelos alunos que antes de contratarem o serviço procurem se informar se o veículo está devidamente cadastrado e regularizado. A informação é obtida na Divisão de Transportes do órgão pelo número 3218-9350.

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