26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueSemam desenvolve ações de preservação e recuperação das áreas de Mata Atlântica

Semam desenvolve ações de preservação e recuperação das áreas de Mata Atlântica

A cidade de João Pessoa está inserida na Mata Atlântica, principal bioma da capital da Paraíba, com uma cobertura vegetal de 30,67% de seu território e uma média de 47,11 m²  de área verde por habitante. Para proteger esse patrimônio ambiental a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem planejado e executado uma série de ações como a Poda Programada, que atua na vistoria e revitalização das árvores, mapeamento das nascentes dos rios que cortam o território e fiscalização rigorosa para coibir infrações como retirada irregular de árvores em áreas públicas e áreas protegidas.

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira, destacou que todas as ações de cuidado com as áreas verdes da cidade tem como foco o cuidado com o cidadão. “Uma cidade mais arborizada oferece mais qualidade de vida para a população. A gente sabe que as áreas verdes contribuem para diminuir a temperatura, deixando o clima mais ameno e a cidade mais bela. Os parques e praças são locais para o lazer, a prática da atividade física – e nesse sentido estamos trabalhando para deixar as áreas públicas cada vez mais verdes”, concluiu.

A cidade possui dez áreas verdes, consideradas imprescindíveis para a qualidade de vida da população: 1)Mata do Buraquinho, 2)áreas verdes de Mangabeira e Jacarapé, 3)Sítio da Graça, 4)Desembocadura do Cuiá, 5)Horto Florestal e Rio Cabelo, 6)Sítio Betel e Timbó, 7) Baixo curso do Rio Gramame, 8)Médio curso do Rio Gramame, 9)Margem do Rio Mumbaba e 10) confluência dos rios Cuiá e Laranjeiras, totalizando 2. 120,61 hectares.  Em todas essas áreas, os técnicos da Semam atuam, com ações de fiscalização para prevenção de desmatamento, ações de educação ambiental onde há nascentes, replantio de mata ciliar, além de limpeza e retirada de resíduos, em parceria com Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Cuidado com as árvores – A Poda Programada promove o  cuidado e a avaliação das árvores. Os técnicos da Semam observam se a planta está atingida por fungos ou cupins e como a raiz se comporta em relação ao solo, com atenção à arquitetura  da copa das árvores. Para a poda são utilizadas diversas técnicas, dependendo da condição das plantas. A poda de formação molda a planta no formato e altura necessários, considerando o local e o espaço disponível. Neste caso é feita a remoção de bulbos onde os galhos devem parar de crescer, desenhando o formato da árvore e determinando o espaço por onde a planta pode se desenvolver.

Já a poda de levantamento elimina os ramos que estão até 70 centímetros de altura do solo, ajudando no controle de ervas daninhas e melhorando a distribuição de água. A poda de rebaixamento tem o objetivo de reduzir a altura dos galhos. É feita com muito cuidado, usando as técnicas adequadas para diminuir o volume da copa das árvores.

Serviço – Para solicitar a poda de árvores o cidadão pode ligar para o número 3264 1680 da Semam, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas