27.1 C
João Pessoa
InícioMancheteNa Capital, Secretaria Municipal de Saúde define novos grupos de trabalhadores que...

Na Capital, Secretaria Municipal de Saúde define novos grupos de trabalhadores que serão vacinados contra a Covid-19; confira

Dando continuidade às ações preventivas e de imunização à população pessoense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa definiu os próximos grupos prioritários que receberão a primeira dose do imunizante que auxiliam na prevenção contra o novo Coronavírus (Sars-Cov-2).

Nesta quarta-feira (27), estarão incluídos trabalhadores mais expostos e vulneráveis a contaminação do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB), Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Nos dias 28 e 29 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro, a vacinação irá se estender a toda a rede hospitalar e trabalhadores da Atenção Básica com agendamento e calendário já definidos.

“Com base na quantidade de imunobiológicos que recebemos, traçamos estratégias de garantir a segurança de quem segue na linha de frente do cuidado, principalmente pela perspectiva do cuidado e para manutenção dos serviços de saúde e capacidade de atendimento à população, que necessitam da assistência contínua desses profissionais”, esclareceu Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A imunização seguirá aos trabalhadores da Atenção Básica, beneficiando todos os trabalhadores das Unidades de Saúde da Família (USF), referências para assistência e coletas de exames, seguindo rigorosamente todos os critérios técnicos e operacionais definidos pelo Programa Nacional de Imunização. “Com a perspectiva de envio de novas remessas de doses, o público-alvo será ampliado gradativamente, mas nesse momento, é importante que a população compreenda que os trabalhadores de saúde, devido a exposição, estão altamente suscetíveis à infecção pelo vírus, diariamente, ofertando, portanto, um serviço essencial a toda sociedade”, completou.

No primeiro lote, a SMS recebeu do Ministério da Saúde 15.191 doses da Vacina Coronavac COVID-19 (Sinovac/Butantan). Na segunda remessa, o município recebeu 11.850 doses do Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

Público alvo – Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde, quanto os trabalhadores de apoio e suporte direto vinculado a instituição. Ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas.

Uso de máscara – Secretaria Municipal de Saúde alerta que, mesmo após tomar a vacina, a população deve manter a utilização das máscaras como forma de proteção. “É importante que as pessoas compreendam que, depois de tomar a vacina, é preciso voltar para casa, manter o isolamento social, aguardar a segunda dose e depois esperar pelo menos 15 dias para que a vacina atinja o nível de eficácia esperado. A segurança em saúde pública, só será completa quando uma grande maioria da população for imunizada, para que a rotina volte a normalidade desejada”, explicou Fernando Virgolino.

De forma geral, a vacina vem para somar reforços contra a infecção e os protocolos a exemplo da utilização da máscara, distanciamento social e higienização das mãos não podem ser abandonados. Essas barreiras sanitárias seguirão sendo importantes, porque a vacina não impede a circulação do Sars-CoV-2, já que, mesmo protegida dos sintomas, uma pessoa imunizada ainda pode transmitir a infecção.

Cronograma:
Quarta-feira (27.01)
– Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB);
– Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP);
– Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD);

Quinta e sexta-feira (28 e 29.01)
– Instituto Cândida Vargas;
– Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma);
– Hospital de Guarnição de João Pessoa;
– Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena;
– Hospital São Vicente de Paula;
– Hospital Infantil Arlinda Marques ;
– Hospital Napoleão Laureano;
– Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho;
– Vacinação Atenção Básica Referências SR/ coleta RTPCR

Segunda e terça-feira (1º e 2 de fevereiro)
– Hospital João Paulo II;
– Hospital Infantil Amip;
– Hospital Dom Rodrigo;
– CLIM Hospital Geral;
– Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE)
– Hospital Padre Zé;
– Vacinação Atenção Básica Referências SR

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas