31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCícero lança comitê de combate à Covid-19 na Capital

Cícero lança comitê de combate à Covid-19 na Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra, acompanharam, na manhã desta terça-feita (19), a vacinação dos primeiros servidores da saúde municipal contra a Covid-19. O ato ocorreu no Hospital Prontovida. Logo em seguida, o gestor oficializou a criação do Comitê de Combate à Covid-19.

“O dia de hoje é muito importante por estarmos dando um passo que renova a fé e a esperança de voltarmos ao normal. Hoje vacinamos o primeiro servidor e devemos comemorar, mas o motivo de festa será quando o último paraibano for vacinado”, afirmou. De acordo com o prefeito, todos os servidores no fronte da luta contra a Covid-19 serão vacinados com prioridade.

A técnica em enfermagem Leila de Souza, com mais de 10 anos de profissão e na linha de frente desde maio de 2020, foi a primeira a receber o imunizante. “O trabalho é estressante, vidas perdidas, também a perda de colegas e familiares. Com a vacina cremos que isso vai passar e voltaremos a normalidade”, declarou. O técnico de manutenção de equipamentos, Isaque Bezerra, de 47 anos, recebeu a dose logo em seguida. “É uma esperança para todos nós de termos uma vida melhor. Acredito que isso vai nos ajudar, porque do jeito que está não podemos continuar”, declarou.

Comitê – Continuando os esforços, o prefeito lançou em seguida, no Paço Municipal, o Comitê Municipal de Combate à Covid-19, que vai ter o objetivo de unificar Informações, analisar dados e sugerir decisões relacionadas à doença.

“Este grupo tem a função de monitorar número de casos, variações e, dessa forma, nos dar sugestões e condições para que tomemos decisões. Eles vão orientar a Prefeitura sobre como agir e esperamos, é claro, que elas sejam no sentido de voltarmos à normalidade”, explicou Cícero.

O secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, afirmou que o grupo foi formado para que haja um pensamento coletivo e a criação da integração para que sejam tomadas decisões baseadas em evidências científicas. Ele integra o comitê junto à secretária executiva da Saúde, Rossana Sá, a secretária municipal da Educação, América Assis, o farmacêutico Fernando Virgolino, o médico sanitarista Felipe Proencio. O grupo é presidido pelo médico infectologista Fernando Chagas.

O presidente do comitê afirmou que serão tomadas uma série de medidas em todos os setores que ajudem a reduzir o impacto da doença. “Vamos visitar as UPAs para analisar fluxo de atendimento, abrir atendimento ao Público no Prontovida, planejamento do retorno às aulas, analisar dados estatísticos, fazer projeções, enfim. Vamos discutir, planejar e executar ações que reduzam a mortalidade”, explicou o secretário de Saúde do município.

Estiveram presentes no lançamento os representantes do Conselho Regional de Medicina, Bruno Leandro, da Academia Paraibana de Medicina, João Medeiros, do Conselho Regional de Enfermagem, Rayra Araújo, do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Glauber Novais, e da Associação Médica da Paraíba, Ronald Farias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas