A rede pública estadual de ensino da Paraíba vai seguir a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e nenhum aluno deve ser reprovado em 2020. O secretário estadual de educação, Cláudio Furtado, explica que os alunos que apresentarem alguma defasagem, vão passar por um reforço escolar em 2021.
O secretário explicou que as atividades e avaliações continua ocorrendo. O ciclo contínuo, declarado pelo CNE e homologado pelo Conselho Estadual, vai ser implementado para evitar a evasão escolar. “É para que a gente possa olhar para aquele aluno que, por um acaso, tenha desistido, ficado na retenção. Então que possamos trazer ele de volta, fazer reposição, mas evitar a evação daquele aluno”, explica Cláudio Furtado.
Além disso, para os alunos que estão concluindo do ensino médio e ainda não se sentem totalmente preparados para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será oferecido um quarto ano, como uma espécie de cursinho preparatório.
O período letivo da rede estadual de ensino encerra no dia 17 de janeiro de 2021 e o retorno das aulas está previsto para os dias 17 e 18 de fevereiro. No entanto, ainda não informações de como será o modelo de ensino. De acordo com o secretário de educação, o resultado do inquérito sorológico será determinante para a resolução. G1 Paraíba