27 C
João Pessoa
27/01/2021
Início Paraí­ba Porto de Cabedelo exporta sal marinho pela primeira vez

Porto de Cabedelo exporta sal marinho pela primeira vez

A Companhia Docas da Paraíba vai exportar sal marinho pela primeira vez. O material veio do Rio Grande do Norte e será exportado pelo Porto de Cabedelo no mês de dezembro, com desembarque na Europa. O produto faz parte das novas cargas que a Docas passou ou voltou a operar em 2020.

O armazenamento da carga de sal marinho acontece no Armazém 7. A exportação será do tipo “big bag”. Os big bags são contentores flexíveis de transporte de volumes médios que podem ser usados para armazenar qualquer tipo de granulado ou até mesmo líquidos, com segurança, resistência e maleabilidade máximas.

Em 2020, o Porto de Cabedelo começou a operar novas cargas tanto para importação quanto para exportação. Além do sal marinho, a Companhia Docas voltou a movimentar o clinker e intensificou a operação de petcoke.

blank

A carga de clinker chegou no Porto de Cabedelo neste mês de novembro por meio do navio graneleiro Orient Trail. Foram 28.650 toneladas do material. O clinker é uma espécie de cimento numa fase básica de fabrico. A partir dele, é fabricado o cimento Portland.

O navio que trouxe a carga foi fabricado em 2011 e saiu dos Estados Unidos para o Porto de Cabedelo. A última vez que a Companhia Docas da Paraíba havia feito a operação foi em fevereiro de 2013, quando foram importadas 26.504 mil toneladas.

O petcoke, por sua vez, é uma carga mais conhecida do Porto de Cabedelo, que opera no local há mais de dez anos nos berços 103/105 e 107. Trata-se de um material sólido final rico em carbono que deriva do refino de petróleo e é um tipo do grupo de combustíveis chamado coque. Só em 2020, até o mês de novembro, já foram movimentadas mais de 295 mil toneladas de petcoke em operações no Porto de Cabedelo.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Pedro Cunha Lima pede à disposição funcionária da PMCG com ônus para o município; entenda

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que também é filho do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), fez uso ontem (26), de suas redes...

Tatiana Medeiros formaliza denúncia de “fura-filas” na vacina contra Covid-19 em CG

A fila da vacina contra a covid-19 teria sido furada por pessoas que não estão nos grupos prioritários em Campina Grande, pelo fato de...
00:00:17

Pauta TV: Prefeito Cícero Lucena anuncia pagamento da folha salarial de janeiro em um único dia

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou, na manhã desta terça-feira (26), o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro a todos...

Motoristas de aplicativos na Capital anunciam paralisação dos serviços; entenda

Os motoristas de transportes privados e individuais (aplicativos) organizam um protesto para a próxima segunda-feira (1º), em João Pessoa. A concentração será às 9h,...