31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura Municipal de João Pessoa economiza 54,56% com a Central de Compras...

Prefeitura Municipal de João Pessoa economiza 54,56% com a Central de Compras Corporativas

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) economizou neste ano R$ 62.749.443,66 (sessenta e dois milhões, setecentos e quarenta e nove mil, quatrocentos e quarenta e três reais e sessenta e seis centavos), depois da implantação da Central de Compras Corporativas, órgão vinculado à Secretaria de Administração (Sead). Implantado desde 2018, a Central visa promover a redução das despesas nas compras realizadas pelo governo municipal, economizando e melhorando a qualidade dos gastos, além de potencializar as ações de transparência pública.

A presidente da Central de Compras, Fernanda Svendsen, comentou que os resultados são considerados positivos e esse valor representa uma economia de 54,56% (cinquenta e quatro vírgula cinquenta e seis por cento) para as compras públicas municipais. Em 2019, a Central de Compras obteve uma economia de R$ 78.639.444,61 (setenta e oito milhões, seiscentos e trinta e nove mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais e sessenta e um centavos), o que representa cerca de 46,67% (quarenta e seis vírgula sessenta e sete por cento).

Mesmo com toda a demanda e gasto que foi esse ano, devido a pandemia de Covid-19, a Central de Compras em 2020, lançou 43 (quarenta e três) planos de suprimentos, sendo 36 planos corporativos e 7 planos não corporativos, os quais originaram 42 pregões eletrônicos homologados até a presente data, que atenderam as demandas das secretarias e órgãos da PMJP.

A Secretaria de Administração (Sead) é a responsável por realizar todos os procedimentos licitatórios corporativos da cidade de João Pessoa, assim como aqueles específicos para as secretarias e órgãos que não possuem comissão de licitação. Por meio da Central de Compras, a Prefeitura de João Pessoa atende as demandas de 23 Secretarias e órgãos municipais, através de processos físicos e com comunicação via plataforma web específica.

A Central de Compras é composta por 32 servidores, sendo estes distribuídos em 15 subsetores que a constituem, inseridos em uma estrutura física especificamente projetada para o seu funcionamento. O processo conta com reuniões de negociação para definição de quantitativos, realização de pesquisa de preço, análise da comissão, elaboração do edital, análise jurídica e licitação, entre outros.

Como acontece? – Fernanda Svendsen explicou que anualmente a Central publica um calendário de compras e prepara junto com os órgãos municipais e secretarias um Plano de Suprimentos, ou seja, um planejamento das compras coorporativas da PMJP, em que os setores requisitantes têm a oportunidade de aperfeiçoar a comunicação com o setor responsável pela realização das licitações, fortalecendo assim a fase preparatória dos procedimentos com visitas a eficiência, padronização e qualidade no gasto público.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas