23.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baFamup promove cursos de capacitação em áreas da administração pública

Famup promove cursos de capacitação em áreas da administração pública

Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realizará uma série de capacitações à distância a partir do dia 3 de novembro. A iniciativa faz parte do projeto de parceria com a Confederação Nacional dos Municípios – o CNM Qualifica, que promove cursos em diversas áreas da administração pública. As capacitações são oferecidas para prefeitos e servidores públicos municipais e têm o objetivo de garantir a qualificação dos profissionais e o fortalecimento das gestões e do municipalismo.

As áreas oferecidas serão Controle Interno, Licitações Públicas, Proteção de Dados e Meio Ambiente. A qualificação que trata sobre o Controle Interno, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro, será com o seminário “Realização de ações de controle interno”, que irá orientar sobre as ações que forem objetivadas no planejamento do trabalho, preferencialmente utilizadas como padrão aplicado às normas e procedimentos pré-estabelecidos, visando as ações de auditoria interna e as diversas atividades da gestão.

No primeiro módulo, já foram tratados temas como os “Aspectos gerais para atuação do controle interno”, “Padronização nas ações de controle interno”, e “Planejamento de ações de controle interno”.

O palestrante para esse módulo será Silmo Streit que possui experiência de trabalhos em órgãos públicos municipais, englobando toda área da governança e gestão operacional. Tem ainda vivência há mais de 20 anos nos trabalhos internos como servidor efetivo concursado e secretário municipal em prefeituras. Atuação na iniciativa privada em empresa de fornecimento de software de gestão pública municipal como gerente administrativo e comercial. Ministrante de cursos e palestras há mais de 15 anos sobre gestão pública, tendo treinado mais de três mil pessoas, dentre elas: servidores, secretários e prefeitos municipais.

Meio ambiente – A qualificação sobre a importância da municipalização ambiental, sua fiscalização e a estrutura administrativa de apoio ao meio ambiente acontece entre os dias 4 e 6 de novembro. O Poder Público Local é o responsável primeiro por agir na proteção ambiental, em especial na ação preventiva a evitar o dano sobre o meio ambiente, e, jamais sendo omisso. O curso mostrará a importância do município através do Poder Executivo se estruturar na área ambiental.

O palestrante para este curso será Valtemir Goldmeier que é formado em Engenharia com especialização em Transportes Públicos; pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia; servidor do município de Novo Hamburgo/RS; foi assessor da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul; é Fundador do Conselho Estadual de Meio Ambiente – Cosema -; e foi por duas vezes Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente da Famurs.

Proteção de Dados – Já o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados acontece nos dias 5 e 6 de novembro. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi aprovada em 14 de agosto de 2019 e representa um grande avanço na proteção de dados pessoais e privacidade no Brasil. A Lei regulamenta a forma como os dados dos cidadãos são coletados e tratados, além de dispor sobre os direitos de seus titulares.

O palestrante será Jonatan Teixeira de Souza, mestrando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; especialista em Direito do Trabalho pela Universidad de Castilla – La Mancha; especialista em Direito do Estado pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER) e advogado.

Licitações – Nos dias 12 e 13 de novembro acontece o módulo sobre Licitações Públicas que será dividido em dois módulos. O curso busca auxiliar o agente público na realização de procedimentos licitatórios e na contratação de obras, bens e serviços.

O palestrante será Mártim Haeberlin que é pós-doutorando em Economia (UFRGS); doutor em Direito (PUCRS), com estágio de pesquisa na Universidade de Heidelberg, tendo recebido o “Prêmio Capes de Tese, Edição 2015” (Área: Direito) pela tese defendida; mestre em Direito do Estado (PUCRS; professor da Graduação em Direito e do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter; autor de artigos científicos e livros, dentre os quais “Uma Teoria do Interesse Público: fundamentos do Estado Meritocrático de Direito” e advogado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas