27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSedurb orienta população para visitação aos cemitérios no Dia de Finados

Sedurb orienta população para visitação aos cemitérios no Dia de Finados

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), confirmou nesta terça-feira (27) a abertura dos seis cemitérios públicos da Capital durante o Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2). De acordo com a pasta, serão adotadas medidas de prevenção à Covid-19 nestes espaços, que vão viabilizar as homenagens que costumam ser prestadas neste dia.

A Sedurb informa que abrirá os cemitérios durante toda a semana do Dia de Finados, ou seja, a partir da próxima segunda-feira (02) até a sexta-feira (06). Vão funcionar em horário habitual do Dia de Finados, das 7h às 17h. “O intuito é garantir que as pessoas possam se organizar durante a semana para prestar suas homenagens. Como os locais estarão abertos durante toda a semana, a população não precisa deixar para ir só na segunda-feira”, destaca Pedro Cavalcanti, coordenador da Divisão de Cemitérios da Sedurb.

Só será permitida a entrada de pessoas fazendo uso de máscara e a recomendação é que aquelas pessoas consideradas dos grupos de risco fiquem em casa. A secretaria também orienta que a permanência nos cemitérios não seja longa. Fica proibido o consumo de alimentos e bebidas dentro desses locais e a necessidade do distanciamento mínimo de 1,5 metros, bem como o uso de álcool em gel e/ou uma garrafa de água e sabão para higienização das mãos nas dependências desses locais.

Pela primeira vez não serão permitidas celebrações religiosas nos cemitérios. “Contamos com a compreensão da população para este ano atípico. Continuamos seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos espaços públicos. Diante disso, as paróquias deverão organizar suas celebrações na data dentro das igrejas, respeitando os protocolos já adotados”, reitera Pedro.

Fiscalização do comércio – A Sedurb estará fiscalizando durante toda a semana o ordenamento de comerciantes informais no entorno dos cemitérios. Não será permitido comercializar sem máscara e será necessário respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Profissionais da Secretaria estarão presentes disciplinando a entrada nesses locais.

Limpeza – Desde a semana passada, agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) intensificaram a manutenção da limpeza das áreas internas e externas dos cemitérios públicos de João Pessoa. São ações básicas de limpeza – roço, capinação, varrição, coleta e pintura de meio fio, nas áreas internas, calçadas e nas vias que dão acesso aos cemitérios.

De acordo com a programação da Autarquia, a limpeza acontece nos cemitérios do Cristo Redentor (Cristo); São José (Cruz das Armas); Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha), São Sebastião (Muçumagro) e Santa Catarina (Bairro dos Estados).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas