26.9 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaO MÉDICO E OS MONSTROS - Leia Marcos Thomaz

O MÉDICO E OS MONSTROS – Leia Marcos Thomaz

Uma longa viagem de milhares de quilômetros, anos de abuso e exploração sexual, pressão de moralistas que ela sequer conhecia, invasão à sua casa, apenas depois de um feto indesejado ser retirado de seu corpo mirrado, a criança voltava a sorrir!

Foi preciso sair de seu lar, nada doce, encontrar um quarto de brinquedos e realizar o desejo de comer um sanduíche no Mcdonalds para a menina recuperar alguma alegria, afirmou a avó…

Ele foi o médico que teve coragem de enfrentar movimentos e instituições para realizar o aborto na menor de 10 anos, vítima de abuso sexual.

Coube a ele ser o profissional que, simplesmente, cumpriu o que determina a Constituição em casos do tipo.

Apenas por executar a sua missão pautada na lei e na bioética, o Doutor José Olímpio passou a ser alvo de grupos de fanáticos religiosos, extremos militantes de ideologia política e toda espécie de haters.

Parcimoniosamente ele encara a todos os novos e velhos detratores.

Sim, o médico pernambucano está nessa linha de frente há tempos.

E os revoltosos de plantão não surgiram hoje, nem ontem, apenas ganharam mais corpo com essa onda de valores distorcidos que assola o país…

Mais que isso, com contundência e repertório amplo de quem atua e estuda a problemática há anos, o Dr. Olímpio discorre fluidamente sobre a necessidade de debatermos a educação sexual, questões de gênero e autonomia da mulher nas escolas.

Ele não tem dúvidas que esse é o primeiro caminho para modificar este cenário de violência contra a mulher (seja esta menor ou maior de idade).

Apesar do tom sempre comedido, respeitoso, ele não titubeia em afirmar categoricamente que a ciência não é inimiga da religião, mas a última não pode tentar se impor as leis de um país laico!

Mesmo com toda postura equilibrada, José Olímpio não se furta a apontar que o aborto legal no Brasil existe, mas como quase tudo neste país, está restrito ao caráter de privilégio, apenas para alguns poucos, acessível aos da “Casa Grande” como se refere explicitamente o médico.

 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas