26.4 C
João Pessoa
InícioTudo em Pauta“O REI ESTÁ NU”- Quando Bolsonaro e seu governo foram desmascarados publicamente...

“O REI ESTÁ NU”- Quando Bolsonaro e seu governo foram desmascarados publicamente – por Marcos Thomaz

Ele foi o primeiro integrante técnico do governo a enfrentar publicamente o presidente Bolsonaro!

Sua saída explicitou ao mundo a estratégia do governo brasileiro em ocultar, escamotear e, a depender da circunstância, até fraudar dados oficiais para atender aos seus interesses…

Ricardo Galvão era diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) quando assistiu ao presidente Jair Bolsonaro desqualificar dados sobre desmatamento na Amazônia apresentados pelo órgão que dirigia…

O líder da nação dizia que aqueles números, além de não representarem a realidade, “trabalhavam contra o Brasil”…

Era agosto de 2019 e a resposta do então diretor do INPE foi enfática, chamando o presidente de covarde pelas declarações impróprias de quem “parece estar num botequim” e não tem respeito por quem produz ciência no Brasil!

Aquele episódio descortinava a faceta mais absurda desse governo nacional: o completo desprezo pelo conhecimento/saber e a capacidade mais abjeta de distorcer a realidade para legitimar o que quer fazer acredita, defende ou representa escusamente!

Basta lembrarmos que, em termos práticos, após esse episódio seminal com o diretor do INPE, já foram alijados do governo Bolsonaro técnicos de áreas cruciais como, por exemplo, o Ministério da Saúde. Luiz Mandeta e Nelson Teich foram os dois médicos retirados da função de ministros, ou forçados a sair, por se recusarem a abrir mão de orientação básica de procedimento como o isolamento social, ou pior, por não aceitarem “empurrar goela abaixo” da população o elixir presidencial “Cloroquina”. Para o lugar de ambos permanece o eterno interino, Eduardo Pazzuelo, um militar sem qualquer vinculação a área de saúde, portanto perfeito as preferências do presidente Bolsonaro

A medida de asfixiar conceitos técnicos, ou que contrarie os interesses de Bolsonaro, foi aplicada com ainda mais contundência no Ministério da Justiça. A mão de ferro presidencial foi utilizada com vigor para proteger filhos em investigações conduzidas pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. Para alcançar esse objetivo, o presidente teve que tratorar o então ministro da Justiça, Sérgio Moro, que, neste caso específico resistia às investidas de ingerência, mesmo tendo sucumbido a hierarquia conveniente em outras ocasiões…

Mas voltando ao meio ambiente…

Bem, mesmo sem Galvão no INPE, o crescimento das queimadas da Amazônia segue acentuado e sendo destaque além das nossas “cancelas” nacionais: não foi o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, quem sugeriu “passar a boiada??” Pois ela já está fazendo barulho mundo afora e “o Brasil faz muita chama, acende labaredas, mas não consegue criar cortina de fumaça para o que salta aos olhos” (recursos para fundos de investimento em preservação cancelados, produtos agropecuários vetados etc). Apenas as primeiras faíscas do grande fogo atiçado aqui abaixo dos trópicos…

O físico e engenheiro Ricardo Galvão deu entrevista exclusiva a Rádio Tabajara sobre as leituras que faz da sua saída do governo após um ano do episódio.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas