32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrograma João Pessoa Cidade Criativa Unesco promove live especial sobre artesanato e...

Programa João Pessoa Cidade Criativa Unesco promove live especial sobre artesanato e gastronomia

O programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco no artesanato, convidou as cidades brasileiras Florianópolis (SC), Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Paraty (SP) para um diálogo visando uma maior aproximação entre artesanato e gastronomia. A conferência será nesta segunda-feira (20), a partir das 16h. O convidado para a interação será o chef de cozinha Onildo Rocha, que mediará a live juntamente com os representantes do programa João Pessoa Cidade Criativa.

O evento é aberto e pode participar qualquer pessoa que tenha interesse em acompanhar as inciativas empreendedoras de cada Estado. Basta apenas entrar por meio do link https://meet.google.com/umi-jemo-xea e interagir.

A ação online é uma das recomendações da Unesco para que as cidades atuem de modo articulado e cooperativo, sobretudo, nesse período de pandemia. A representante e focus point do programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Marianne Góes, comentou que a Capital apesar de ser Cidade do Artesanato, tem dedicado atenção especial ao design e à gastronomia, por saber da importância destes segmentos e das possibilidades de mutuo fortalecimento. “A transversalidade tem sido uma de nossas preocupações”, acrescentou Marianne.

A dinâmica da live se dará da seguinte forma: Cada cidade responde inicialmente a três perguntas, tendo três minutos para cada uma delas. Poderão participar até três representantes de cada cidade. Na meia hora seguinte, será aberto para perguntas enviadas pelo chat. Um dos participantes será um chef que possa trazer exemplos de ações e aproximação da gastronomia com o artesanato.

Participam do evento nomes como Cristina Maseda e da chefe de cozinha do Restaurante Banana da Terra, Ana Bueno, de Paraty (RJ), Anita Pires (ponto focal), Narbal Correa, chefe e integrante da Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, além de Fabiana Mortimer, integrante da governança também de Florianópolis, Eduardo Barroso e Marianne Góes, representantes do programa João Pessoa Cidade Criativa.

Ações na pandemia – Está é a quarta ação realizada pelo Programa João Pessoa Cidade Criativa do Artesanato, em conjunto com as outras cidades da rede durante a pandemia. Entre as ações estão ainda:

Participação no Seminário “Santos Criativa: Outros Olhares para Cidade”, em 23 de junho de 2020, em formato virtual.

Debate no Dia Mundial do Design Industrial, 29 de junho 2020, entre representantes das três cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas do Design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), que reconheceu o valor e os benefícios do design nos produtos e serviços que tornam nossa vida mais fácil e eficiente.

Pesquisa com os artesãos locais atendendo ao convite do Red Internacional para el Desarollo de la Artesanía (RIDA) e Defacto Red (Para la inovación de la artesanía), para desenvolver um Plano de Ação, no sentido de transformar a crise global em oportunidades locais para o setor do artesanato. A pesquisa descritiva foi realizada de forma quali-quanti, com amostragem de 71,94% dentro de um universo de 139 artesãos da cidade de João Pessoa (PB).
Diálogo virtual sobre gastronomia e artesanato com o chef Onildo Rocha, dia 20 de julho 2020, para outras Capitais da Rede.

João Pessoa Cidade Criativa – A Capital João Pessoa foi anunciada como Cidade Criativa pela Unesco em 31 outubro de 2017, na categoria artesanato e arte popular (Crafts and Folk Art), junto com Brasília (DF), na categoria design, e Paraty (RJ), na gastronomia, além de outras 61 cidades escolhidas no mundo. O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Sebrae.

No período em que a cidade foi reconhecida já propôs e coordenou a realização do Primeiro Salão de Design da Paraíba (2018 e 2019) – embora exista no estado o ensino superior de design industrial desde a década de setenta, nenhuma ação nesse sentido havia sido realizada anteriormente. Este ano instituiu o Prêmio Criativos 2020, contemplando os sete segmentos da Economia Criativa definidos pela Unesco. Por outro lado, o compromisso de João Pessoa com a cooperação entre cidades, pactuado com a Unesco, ficou demostrado com a proposta de criação do E-criativa, em 2018, evento de grande repercussão dentro e fora do país e que irá se configurar com sua versão virtual em 2020, bem como a criação do Labin, laboratório para construção de projetos e novas práticas.

No Brasil, cinco cidades já faziam parte da rede, sendo Belém (PA) e Florianópolis (SC) em gastronomia, Curitiba (PR) em design, Salvador (BA) em música e Santos (SP) no cinema. João Pessoa se juntou à rede na linha de frente dos esforços da Unesco para promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.

Rede de Cidades Criativas – Foi criada em 2004. É composta por 180 cidades de 72 países que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural. Além do artesanato e artes folclóricas, há também categorias de design, gastronomia, cinema, literaturas, artes midiáticas e música.

Sobre o chef – Onildo Rocha é o responsável por introduzir a gastronomia no Movimento Armorial de Ariano Suassuna, extrapolando os limites do movimento e reinserindo a arte erudita no dia a dia das pessoas. Traz insumos locais vistos de uma ótica criativa e repleta de sabor, o que rendeu ao Roccia o título de Melhor Restaurante do Nordeste, pela Prazeres da Mesa, em 2017. Ele é hoje considerado um dos principais nomes da gastronomia nordestina. Formado pela Universidade Anhembi-Morumbi. Cursou a Escola de Artes Culinárias do chef Laurent Suaudeau. Pesquisador do arroz vermelho da Paraíba, popularmente conhecido como arroz da terra, o ingrediente foi catalogado pela Arca do Gosto, projeto da Associação Internacional Slow Food que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção. Onildo também está à frente do projeto Na Bagagem, que tem como objetivo divulgar o potencial gastronômico da Paraíba através de tours onde recepciona grandes nomes da gastronomia brasileira e formadores de opinião de diferentes estados para apresentar os pontos altos da gastronomia da região.

SERVIÇO:
Programa João Pessoa Cidade Criativa
Tema: Artesanato e Gastronomia
Mediador: Onildo Rocha
Segunda-feira (20)
Hora: A partir das 16h até 18h.
Inscrição gratuita
Link: https://meet.google.com/umi-jemo-xea

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas