Projeto cria ‘Medalha de Honra e Mérito Cultural Pinto do Acordeon’ na CMJP

Um projeto de resolução apresentado pelo vereador Lucas de Brito (PV) propõe uma homenagem ao músico paraibano Pinto do Acordeon, falecido no último dia 21, em decorrência de um câncer. A propositura cria a ‘Medalha de Mérito Cultural Pinto do Acordeon’ na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Francisco Ferreira Lima, Pinto do Acordeon, nasceu em Conceição, no Sertão paraibano. Nesta quinta-feira (23), o legislativo pessoense não realizou sessão virtual em razão do luto oficial de três dias decretado em reverência à memória de seu ex-integrante, que exerceu o mandato entre os anos de 1993 e 1996, levantando bandeiras como a promoção da cultura em nossa sociedade.

“Além do luto oficial, compreendo que seria de bom tom para a Câmara Municipal de João Pessoa prestar-lhe uma homenagem criando uma Medalha de Honra ao Mérito Cultural que carregue o seu nome, perenizando, assim, sua presença na Casa Napoleão Laureano”, enfatizou Lucas de Brito. O vereador ainda lembrou que, em 2019, a Lei Estadual nº 11.399 tornou a obra do cantor e compositor um Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.

Ao resgatar a obra do artista, Lucas destacou que Pinto do Acordeon gravou diversos álbuns durante a sua carreira. “A música ‘Neném Mulher’, uma das mais conhecidas do seu repertório, faz parte da identidade cultural dos paraibanos. Quando a escutamos, temos uma sensação confortável de familiaridade. É como se a conhecêssemos desde sempre, em nosso subconsciente”, avaliou. O projeto segue para tramitação na Casa.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.