29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura realiza ações de prevenção à saúde e feiras livres do Rangel...

Prefeitura realiza ações de prevenção à saúde e feiras livres do Rangel e Mangabeira retornam nesta sexta-feira

Após as ações de prevenção à saúde realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Saúde (SMS), as feiras livres dos bairros do Rangel e de Mangabeira VIII retomam suas atividades nesta sexta-feira (24). Para garantir o retorno seguro ao trabalho, os feirantes dessas duas feiras foram testados hoje para a covid e vacinados contra a influenza.  Foram realizados 91 testes no total, sendo que 85 deram negativos e 6 positivos.

Em relação aos feirantes de Mangabeira VIII, foram 31 que fizeram o teste, onde 30 deram negativos e 1 positivo. Já na feira do Rangel, foram feitos 60 testes, sendo 55 negativos e 5 positivos.

A mesma ação de teste e vacinação começou hoje para os feirantes de Oitizeiro. No primeiro dia para esses trabalhadores, foram realizados 225 testes, sendo 190 com resultado negativo e 35 positivo. Os feirantes de Oitizeiro continuam com testagem nesta sexta, na Escola Municipal Castro Alves, a partir das 13h30.

Os feirantes que testaram positivos foram encaminhados à Unidade de Saúde da Família de referência. Já os feirantes que testaram negativo já receberam o crachá da Sedurb comprovando que estão aptos para voltar ao trabalho.

Para Joubert Fonseca, diretor de serviços urbanos da PMJP, a ação foi considerada bastante positiva pelos feirantes, que estão mais seguros para voltar ao trabalho.  “Todos sendo testados, vacinados e recebendo os kits de proteção. Essa ação da prefeitura deixa seguro o feirante como também a população em poder retornar as compras nas feiras livres da cidade”, afirmou.

Até esta sexta-feira (24), todos os feirantes da capital irão receber orientações sobre cuidados e prevenção ao novo coronavírus, passando ainda pela aferição de temperatura, vacinação contra a influenza, testes rápidos para a covid-19, além de receber equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e protetores facial (face shield).

Profissionais envolvidos – A atividade faz parte do Plano Estratégico de Flexibilização da PMJP e envolve mais de 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e de apoio da SMS, além de profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano da Sedurb.

Cronograma – Nesta sexta-feira (24), 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz, bairro Funcionários II, e 150 feirantes da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) serão atendidos na própria Cecaf, no bairro do José Américo.

Cronograma das ações:

Feiras livres Quantitativo dos feirantes Dia e Horário Distritos Locais – Escolas Municipais
Oitizeiro 500 24/07: sexta-feira
das 13h30 às 16h.
DS I E.M. Castro Alves
Grotão 200 24/07: sexta-feira
das 13h30 às 16h.
DS II E. M. Antônio Nominando Diniz
CECAF 140 24/07: sexta-feira
das 13h às 16h.
DS III CECAF

 

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas